6 fatos sobre a trajetória de Lewis Hamilton
Mais novo cidadão honorário do Brasil, o piloto britânico tem a carreira marcada por representatividade e inspiração
Seja por conta de sua extensa lista de prêmios, seja por sua paixão escancarada pelo Brasil, o piloto Lewis Hamilton sempre está entre os assuntos mais comentados do país. Na última quinta-feira (9), por exemplo, seu nome estampou diversas manchetes de portais brasileiros e esteve em alta em redes sociais como Twitter e Instagram. A movimentação – muito válida, por sinal – falava sobre o novo título do piloto: o de cidadão honorário do Brasil.
No Instagram, Hamilton anunciou a novidade e disse que o Brasil é um de seus lugares favoritos no mundo. “Não vejo a hora de ver vocês de novo”, reforçou, relembrando sua passagem pelo país em novembro de 2021. Foi nessa visita, quando ganhou o GP Brasil de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que o piloto homenageou o brasileiro Ayrton Senna com as cores nacionais, atitude que motivou a nomeação como cidadão honorário.
A ideia foi sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e a Câmara dos Deputados promulgou a resolução na semana passada. “Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação. Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos”, diz o texto.
LEIA MAIS:
- “Não há uma fórmula certa. Temos de achar o próprio formato”, diz Luanda Vieira
- “O designer é um influenciador nato”, diz Cecília Gromann
- 5 fatos sobre Camille Vasquez, advogada de Johnny Depp
A homenagem deve ser entregue em sessão solene, mas ainda não há data marcada. Por enquanto, cabe aos fãs do piloto britânico aprender um pouco mais sobre sua trajetória. Além de ser apaixonado pelo Brasil, Hamilton é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos. Sete vezes campeão mundial pela Fórmula 1, ele atualmente representa a equipe Mercedes.
Confira, a seguir, mais algumas curiosidades sobre um dos pilotos mais amados pelo Brasil.
Foi o primeiro piloto negro da Fórmula 1
Embora o americano Willy T. Ribbs tenha pilotado um carro da Fórmula 1 em um teste da Brabham em 1985, no Autódromo de Estoril, Lewis Hamilton foi o primeiro piloto negro a realmente disputar uma corrida de Fórmula 1. Consequentemente, o britânico também é o primeiro campeão negro da história na modalidade mais popular do automobilismo.
Seu ídolo é Ayrton Senna
Hoje, Lewis Hamilton é inspiração para diversas crianças e adolescentes ao redor do mundo. De certa forma, era sob essa mesma lente de admiração que o britânico olhava a imagem do brasileiro Ayrton Senna, seu grande ídolo de vida. Em 2017, quando se igualou a Senna em números de pole position no Grande Prêmio do Canadá, Hamilton recebeu – da própria família de Ayrton – o famoso capacete amarelo usado pelo piloto brasileiro ao longo de sua trajetória. “Capacete do meu herói”, disse Hamilton na ocasião. Desde então, o britânico não perde a oportunidade de homenagear e reforçar quanto se inspira em Senna.
Possui títulos além da pista
Embora todos os holofotes estejam voltados para o atual título de cidadão honorário do Brasil, Lewis Hamilton também é motivo de orgulho em seu país de nascença. Nascido no dia 7 de janeiro de 1985 em Stevenage, no Reino Unido, o piloto representa muito bem sua nação – e é reconhecido por isso. Em 2021, ele recebeu de Charles, príncipe de Gales, o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados ao automobilismo.
É atento às causas sociais
Mais do que a representatividade de ser o primeiro piloto negro da Fórmula 1, Hamilton é engajado em causas sociais e ações do movimento negro. Em junho de 2020, ele lançou a Comissão Hamilton, que tem a missão de melhorar a representação dos negros no automobilismo do Reino Unido. “Apesar do meu sucesso no desporto, as barreiras institucionais que mantiveram a F1 altamente exclusiva persistem. Não é suficiente apontar para mim, ou para um único novo contratado negro, como um exemplo significativo de progresso. Milhares de pessoas estão empregadas nesse setor e esse grupo precisa ser mais representativo da sociedade”, disse, em nota para a imprensa, assim que a comissão foi lançada.
LEIA MAIS:
- “Eu busco passar a verdade”, diz Cati Lauser
- “Quanto mais autoral e real o seu conteúdo, maior será sua diferença”, diz Flávia Camanho
- “A vida é uma grande bênção, mas também um grande desafio”, diz Rachel Maia
Tem interesses diversos. O novo nome do cinema vem aí!
Fazer parte do time de dublagem do filme de animação Carros e gravar uma participação especial no filme Zoolander 2 parecia um pouco demais para a ambição de Hamilton no cinema. Na última semana, o piloto revelou estar produzindo um filme que abordará a temática da Fórmula 1. Em parceria com a Apple TV, o longa terá Brad Pitt como ator principal, representando a história de um ex-piloto que desiste da aposentadoria para conquistar mais triunfo no automobilismo sendo treinador de um jovem que sonha com a vida nos autódromos.
Impacta o mundo da moda
Na primeira parte da edição de 2021 do Met Gala, um dos eventos mais icônicos da moda sediado no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, Hamilton marcou presença como um dos convidados ilustres. Mais do que chamar a atenção para si, no entanto, o piloto escolheu destacar três estilistas negros ao convidá-los para ocupar sua mesa junto a outras personalidades. Os escolhidos foram o americano de ascendência jamaicana Edvin Thompson e os americanos Jason Rembert e Kenneth Nicholson – esse último desenhou o look do piloto para a ocasião.
Por Beatriz Calais