5 dicas da chef Ieda de Matos para aproveitar o melhor de Sydney, na Austrália

Dona do restaurante Casa de Ieda, a chef compartilha as melhores descobertas do destino

No segundo semestre de 2023, a chef Ieda de Matos, do restaurante Casa de Ieda, em São Paulo, foi convidada pelo Consulado-Geral do Brasil em Sydney para promover a gastronomia brasileira na Austrália, por meio do projeto “Brasil em Sabores” (criado pelo Instituto Guimarães Rosa em parceria com o Instituto Capim Santo). Ao longo de algumas semanas, Ieda compartilhou seus conhecimentos e desvendou as cenas cultural e gastronômica da capital australiana. Em um bate-papo com a Versatille, a chef compartilhou suas dicas para aqueles que pretendem viajar para o destino. 

 

LEIA MAIS:

 

The Apprentice Restaurant  

“Quem me conhece sabe o quanto valorizo a educação. Em Sydney, tive a oportunidade de dar uma masterclass para diversos alunos, seguido de um Chef’s Table na Tafe. Essa instituição é muito parecida com o Senac, com oferta de cursos ampla. Em vez de indicar um restaurante no centro de Sydney, daqueles mais conhecidos, prefiro indicar a experiência no The Apprentice Restaurant, restaurante-escola do Tafe, que faz um trabalho primoroso com futuros cozinheiros, garçons e sommeliers.” 

 

Sydney Fish Market 

“A maior diversidade de peixes e frutos do mar que já vi na minha vida. O que achei mais interessante é a chance de escolher entre as opções e ter o produto preparado na hora, fresquinho. Também há espaço para aulas, guias para apresentar o mercado, vários restaurantes com uma infinidade de pratos… é enlouquecedor.”  

 

Copo Bar e Restaurant  

“Uma praia muito conhecida e visitada em Sydney é a Bondai Beach – e é lá que fica o Copo Bar e Restaurant. Um estabelecimento comandado por brasileiros para difundir nossa cultura alimentar usando ingredientes locais. Tem uma vibe muito boa. Superindico.”  

 

Museu australiano  

“Recomendado reservar o dia para ver tudo o que o museu oferece. Ele está localizado no coração de Sydney, ao lado do Hyde Park, que merece uma breve caminhada ao passar pela região. Durante a visita, algumas exposições que exaltavam a história aborígene da Austrália chamaram a minha atenção pelo resgate de conteúdo cultural e depoimentos dos povos originários.”  

 

Passeio de ferryboat para Manly  

“Antes de pegar o ferryboat que sai do Circular Quay, o principal terminal de balsas de Sydney, vale muito uma visita pela área, que tem ótimas cafeterias com cardápios de tirar o fôlego – achei até café da Chapada Diamantina, acredite se quiser. Quando o passeio começa, há uma vista privilegiada de pontos como Sydney Opera House, Sydney Harbour Bridge e Kirribilli House. Já em Manly, é impossível não passear pelas ruas repletas de lojas e feiras ao ar livre, com muitas opções de comes e bebes.”   

 

Por Beatriz Calais | Matéria publicada na edição 134 da Versatille

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.