5 cervejarias artesanais que valem a visita em São Paulo

No Dia Internacional da Cerveja, conheça alguns espaços que exploram os sabores da bebida com criatividade

Trilha Cervejaria (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, o mercado cervejeiro tem crescido de forma expressiva no Brasil. Embora a pandemia de covid-19 tenha afetado negativamente o setor por conta do fechamento de bares e restaurantes, as últimas pesquisas feitas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) mostram que a recuperação está sendo mais do que favorável. Os dados referentes a 2022 revelam que o setor cresceu 11,6% no último ano, com a abertura de 180 novos estabelecimentos. Ao todo, o Brasil registra 1.729 cervejarias registradas atualmente.  

 

Para Beto Tempel, mestre-cervejeiro e fundador da Trilha Cervejaria, esse cenário positivo é perceptível. “Na época em que começamos, 2016, as cervejarias ainda seguiam um padrão muito tradicional. O comum era explorar os estilos clássicos feitos de uma forma tradicional. Quando viajávamos para fora do Brasil, víamos muitas cervejarias indo para universos muito mais interessantes. Inclusive, essa foi a motivação para criar a Trilha”, conta o empresário.  

 

LEIA MAIS:

 

Formado em gastronomia e habituado à rotina na cozinha, ele achava extremamente divertido brincar com os ingredientes na hora de criar uma nova cerveja. “Eu fazia cerveja em casa para consumo próprio. Era um hobby. Na cozinha existem inúmeras receitas clássicas, mas o que muda a experiência do consumidor é o toque do chef. Com a cerveja é a mesma coisa. Por que não explorar?”  

 

Beto Tempel (Foto: Divulgação)

 

Foi a partir desse questionamento que a arte de produzir a própria bebida em casa se transformou em profissão. “Os clássicos são legais, mas há um universo muito amplo de possibilidades para explorarmos”, ressalta. Embora essas criações também sejam novidade para o público consumidor, Tempel percebe que a diversidade ajuda a conquistar mais adeptos ao mercado.  

 

“É muito comum conhecer pessoas que dizem não gostar de cerveja. Alguns chegam na Trilha com esse discurso, mas logo experimentam opções que surpreendem o paladar. Temos cerca de 30 produtos diferentes no cardápio. Cervejas ácidas e com frutas, por exemplo. Para todos os gostos. Quando o consumidor prova, acaba percebendo que gosta sim de cerveja. Apenas não conhecia direito esse universo”, explica.  

 

Entre tantas criações inusitadas no cardápio da Trilha, a preferida de Tempel é a cerveja de pão de mel. Para ele, um ótimo exemplo de como é possível se divertir na cozinha e agradar o consumidor com um elemento surpresa. “Ela é muito diferente. É uma cerveja, mas tem gosto de pão de mel. Uma experiência completamente divertida para quem bebe. Essa é a graça da cerveja artesanal.”  

 

De um hobby caseiro, hoje a Trilha Cervejaria possui dois espaços físicos e conta com mais de 40 funcionários em sua equipe. O cardápio muda sempre. Uma ótima estratégia para não cair na mesmice. “Desde que começamos, percebemos um aumento super expressivo desse mercado. Novas cervejarias e cada vez mais demanda”, destaca o mestre-cervejeiro.  

 

Na capital paulista, já há diversas opções para quem busca uma experiência única com uma boa cerveja gelada. No Dia Internacional da Cerveja, a Versatile separou alguns exemplos que valem a visita. Confira a seguir:  

 

Trilha Cervejaria 

 

Trilha Cervejaria (Foto: Divulgação)

 

A Trilha Cervejaria possui dois espaços especiais: o Taproom, que foi o primeiro bar criado, e a Fermentaria, que foi inaugurada em 2022 com o objetivo de explorar as possibilidades em torno da fermentação — seja em bebidas ou em comida. No segundo local, o cardápio de lanches, pizzas e petiscos é mais intenso. 

  

Serviço:  

 

Fermentaria: R. Cônego Vicente Miguel Marino, 390 – Barra Funda 

Taproom: Apinajés, 137 – Perdizes 

 

Cervejaria Dogma 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Cervejaria Dogma (@cervejariadogma)

Fundada em 2015 por meio da amizade de três cervejeiros independentes — Bruno Moreno, Leonardo Satt e Luciano Silva —, a Cervejaria Dogma entrega suas cervejas artesanais ao redor de todo o Brasil e conta com unidades próprias na capital paulista. Com mais de 300 rótulos (alguns fixos e outros sazonais), o projeto busca entregar receitas ousadas e com grande qualidade.  

 

Serviço:  

Dogma Santa Cecília: Rua Fortunato, 236 – Vila Buarque – São Paulo – SP 

Dogma Itaim: Rua Urussuí, 251 – Itaim Bibi – São Paulo – SP 

Dogma Jardins: Rua Dr. Melo Alves, 347 – Cerqueira César – São Paulo – SP 

Dogma Pinheiros: Rua Francisco Leitão, 150 – Pinheiros – São Paulo – SP 

 

TANK Brewpub  

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by TANK BREWPUB (@tank_brewpub)

Além de serem um casal, Júlia Fraga e Fábio Comolatti também dividem a mesma paixão pelo universo cervejeiro. Antes de terem um empreendimento próprio no setor, o hobby preferido do casal era visitar bares e restaurantes com boas opções de cerveja. Desde 2016, eles decidiram transformar o amor em empreendimento e criaram o bar Ambar Cervejas Artesanais, focado em bebidas produzidas por microcervejarias.  

 

Três anos depois, em 2019, eles decidiram que era hora de criar os próprios rótulos. Com isso, abriram a cervejaria TANK Brewpub — um espaço que abriga bar, fábrica de cervejas artesanais e uma pequena loja. Com mais de 100 receitas diferentes, é um local perfeito para quem quer se aventurar por novos sabores.  

 

Serviço: R. Amaro Cavalheiro, 45 – Pinheiros, São Paulo 

 

Ps: Para quem também tem interesse em visitar a Ambar Cervejas Artesanais, o endereço é Rua Cunha Gago, 129, Pinheiros.  

 

Hocus Pocus SP  

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Hocus Pocus SP (@hocuspocussp)

Com seis anos de história, a Hocus Pocus é uma cervejaria carioca que já encontrou o seu espaço na cena movimentada da capital paulista. Em Pinheiros, o bar e as cervejas levam para a região um conceito quase psicodélico. O design é repleto de cores vivas, artes, geometrias e sinuosidades, como se houvesse uma mágica por trás de cada rótulo. A referência para essa linguagem visual é exatamente o rock psicodélico dos anos 1970. Já quando se trata de sabor, as receitas são criativas e buscam oferecer o melhor da cervejaria artesanal.  

 

Serviço: R. Fernão Dias, 690 – Pinheiros, São Paulo 

 

Cervejaria Nacional  

 

Autointitulada a primeira fábrica-bar de São Paulo, a Cervejaria Nacional já conta com mais de 10 anos de trajetória no mercado. Em Pinheiros, ela vende cervejas de sua própria marca e propõe degustações para ajudar os consumidores mais tímidos na escolha de seus rótulos ideais. Além da criatividade no sabor, grande parte dos rótulos são inspirados no folclore brasileiro, o que fortalece a essência nacional da marca. No espaço, é possível encontrar opções como Y-îara Pilsen, Kurupira Ale e Mula IPA.  

 

Serviço: Av. Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros, São Paulo 

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.