4 novas exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro
Nos próximos meses, os calendários culturais das duas grandes capitais recebem exposições de arte inéditas
Os calendários culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro são agitados. E, mesmo com o ano prestes a terminar, as cidades recebem exposições inéditas e que fogem do convencional – caso de A Arte do Ramen Donburi, em cartaz na Japan House SP.
Na sequência, confira as quatro mostras em SP e RJ:
LEIA TAMBÉM:
- Conhecido por clássicos como Jurassic Park, agora Spielberg chega aos cinemas com uma “semibiografia”
- Quem era Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de obras de arte do Brasil
- “O ser humano precisa de algum lugar para escapar”, diz a artista Camila Alvite
1. A Arte do Ramen Donburi, na Japan House SP
A exposição apresenta o ramen, um fenômeno gastronomicogastronômico, a partir de sua história e também suas tigelas, que são chamadas de Donburidonburi. As peças que estarão na mostra foram produzidas em Mino, no Japão, e decoradas posteriormente por artistas locais. A entrada é gratuíta gratuita e deve ser agendada pelo site da Japan House.
Quando? De 18/10/2022 a 05/02/2023
2. Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida, no Farol Santander SP
A mostra inédita aborda a vida e a obra daquele que foi poeta, músico, letrista, diplomata, homem de teatro e imprensa, entre outras atividades. A exposição reune mais de 200 itens, incluindo materiais inéditos e originais, que estarão dispostos em dois andares do icônico edifício. A curadoria é da dupla Eucanaã Ferraz e Helena Severo. Os ingressos estão a à venda no site do Farol Santander.
Quando? De 21/10/2022 a 26/02/2023
3. Miguel Rio Branco. – Palavras Cruzadas, Sonhadas, Rasgadas, Roubadas, Usadas, Sangradas, no IMS Rio de Janeiro
A exposição, que já foi exibida antes no IMS Paulista, traz ao público mais de 200 obras. Um dos maiores nomes da fotografia brasileira contemporânea, Rio Branco reveu reviu todos os seus arquivos, que começam com a série de Nova York, dos anos 1970.
Quando? De 19/11/2022 a 26/03/2023
4. Um Defeito de Cor, no Museu de Arte do Rio (MAR)
A exposição é uma interpretação do livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves. Ao todo, são 400 obras de arte,s entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de 100 artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano, em sua maioria negros e negras, principalmente mulheres.
Quando? De 10/09/2022 a 14/05/2023
Por Giulianna Iodice