3 produtos brasileiros em destaque pelo mundo
Seja com azeites, vinhos ou queijos, o Brasil está sendo reconhecido por grandes premiações gastronômicas ao redor do mundo
O Sabiá que voa além-mar
De Santo Antônio do Pinhal, o azeite brasileiro Sabiá tem colocado o Brasil no mais alto patamar de qualidade quando se pensa em produção de azeite extravirgem. Em março, a marca criada pelos produtores Bob Costa e Bia Pereira foi ranqueada, pelo segundo ano consecutivo, entre os 10 Melhores Azeites do Mundo no prêmio espanhol EVOOLEUM Awards, um dos mais respeitados concursos da olivicultura. Já em setembro, o concurso italiano LODO Guide – um dos mais antigos e tradicionais — elegeu a marca como “Empresa do Ano”, destacando a dedicação e o trabalho cuidadoso presentes em sua cadeia produtiva. Esses são apenas exemplos recentes do reconhecimento que o azeite Sabiá tem recebido. Em sua quarta safra, ele já soma 81 pódios máximos internacionais, feito inédito entre os brasileiros.
LEIA MAIS
- Dia Mundial do Veganismo: 16 pratos de origem vegetal que merecem a sua atenção
- 14 restaurantes para aproveitar o Dia Mundial do Macarrão, na cidade de São Paulo
- O ano dos tradicionais: 12 panetones de frutas que merecem sua atenção em 2023
Uma “Serra” repleta de vinhos
Na Serra da Mantiqueira, uma cadeia montanhosa localizada entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os vinhos tem chamado a atenção dos especialistas. A região é conhecida pela produção dos chamados “vinhos tranquilos”, que possuem poucas borbulhas por terem passado por um processo de fermentação natural, o que afasta a concentração de gás carbônico do produto. Na mais recente edição do Decanter World Wine Awards, premiação realizada há vinte anos no Reino Unido, o Brasil conquistou 105 medalhas, sendo 25 delas para os vinhos da Serra da Mantiqueira. O tinto Piquant Soléil — safra de 2022 —, da Vinícola Ferreira, localizada entre os municípios de Piranguçu, em Minas Gerais, e Campos do Jordão, em São Paulo, recebeu uma das duas medalhas de ouro direcionadas à produção brasileira no concurso.
O queijo brasileiro que reluz é ouro
O Brasil também teve um grande destaque na 6ª edição do concurso francês Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e Laticínios). Ao todo, a competição distribuiu medalhas para 84 produtos brasileiros. Entre eles, 17 receberam medalha de ouro. Confira a lista.
Barão Parmesão 9 meses – Barão do Queijo Canastra
Ricota Fresca de Búfala – Búfala Almeida Prado
Santa Brigite Silvania – Estância Silvania
Valoro Silvania – Estância Silvania
Queijo Azul da Mantiqueira – Laticínios Paiolzinho
Queijo tipo Quark – Laticínios São João
Queijo Goa #14 – Produtos Goa
Queijo Aparecido maturado 12 meses – Queijaria Alto da Aparecida
Queijo Aparecido maturado 18 meses – Queijaria Alto da Aparecida
Queijo Aparecido maturado 24 meses – Queijaria Alto da Aparecida
Caprinus do Lago – Capril do Lago
Alecrim – Queijaria Santa Vitória
Bálsamo – Queijaria Serra do Bálsamo
Queijo Maria Nunes Casca Florida 50 dias – Queijo Maria Nunes
Queijo Quilombo Tradicional do Serro casca lisa de 45 dias – Queijo Quilombo
Queijo Quilombo Tradicional do Serro de mais de 100 dias – Queijo Quilombo
Queijo Giovanna – Ribeiro Fiorentini
Por Beatriz Calais e Giulianna Iodice | Matéria publicada na edição 132 da Versatille