3 acontecimentos no universo da moda

A volta de marcas icônicas ao mercado brasileiro e as parcerias inusitadas do setor são alguns dos destaques dos últimos meses

Colaboração entre Approve e NBA (National Basketball Association) (Reprodução)

Marcas europeia e britânica de volta ao Brasil  

 

(Divulgação)

 

A Dafiti, maior fashiontech da América Latina e parte do Global Fashion Group (GFG), vem acrescentando marcas queridas dos brasileiros a seu portfólio. Em março, anunciou a chegada da Mango, empresa espanhola de fast fashion, ao Brasil. A marca entrou no e-commerce com um catálogo robusto e faz parte da seção premium. Entre as categorias de produtos disponíveis estão diversas opções de malhas, suéteres e cardigãs, além de uma grande variedade de peças jeans, que inclui diversas modelagens, lavagens e estilos. Outra marca internacional que chegou com exclusividade à Dafiti, em março, foi a fast fashion britânica Topshop. A empresa apresenta um catálogo majoritariamente feminino, colorido e inspirado nos anos 1990 e é conhecida por ser a única fast fashion que já apresentou sua coleção na Semana de Moda londrina. “Apesar de ser uma marca global, acreditamos que a Topshop atenderá ao perfil da nossa consumidora jovem nacional. A coleção contempla as principais tendências da próxima estação, principalmente as estéticas y2k (anos 2000), boho, romântica e punk rock”, diz Patrícia Schneid, gerente de estilo no Dafiti Group, em comunicado oficial divulgado pela fintech. 

 

LEIA MAIS:

 

Novos caminhos para a criatividade 

 

Pharrell Williams, novo diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton (Reprodução)

 

Em janeiro, uma das maiores dúvidas da moda foi sanada: Sabato De Sarno assumirá o cargo de diretor criativo da Gucci, após a saída de Alessandro Michele, em novembro de 2022. A primeira coleção de De Sarno será apresentada na Semana de Moda de Milão em setembro deste ano, na temporada de primavera 2024. Assim como Michele, ele supervisionará coleções femininas, masculinas, de couro, acessórios e de lifestyle. O italiano, criado em Nápoles, atuou na Prada e na Dolce & Gabbana antes de ingressar na Valentino, onde trabalhou até chegar à posição de diretor de moda – na qual se destacou por conferir uma identidade jovem e inclusiva às linhas de prêt-à-porter e alta-costura, além de adicionar cores marcantes –, e permaneceu até o cargo atual, na Gucci. 

 

Em fevereiro, a Louis Vuitton anunciou o rapper, cantor, compositor, produtor musical, baterista e estilista americano Pharrell Williams como diretor criativo da linha masculina. A grife destaca o artista como um visionário que se estabeleceu nos últimos 20 anos como um ícone cultural e global por meio de sua ampla criatividade, que se expande nas áreas da música, arte e moda. Da mesma forma, a Louis Vuitton é enraizada nos valores de inovação, pioneirismo e empreendedorismo, o que está em perfeita harmonia com o trabalho de Williams. Sua primeira coleção para a maison será apresentada em junho de 2023, na Semana de Moda Masculina em Paris. 

 

Parcerias inusitadas 

 

Colaboração entre Approve e NBA (National Basketball Association) (Reprodução)

 

Março foi o mês das collabs criativas no Brasil. Moda combinada ao esporte, à arte e até guloseimas apareceram entre as parcerias lançadas. Uma delas, inédita, foi a colaboração da Havaianas com a Fini, que tem pegada divertida: uma coleção-cápsula de chinelos, com numeração do 23/24 ao 43/44 e cheirinho de bala, além de toalha e pins de clássicos da Fini, como minhoquinha e dentadura. Já no universo do esporte e lifestyle, para celebrar os dez anos da marca, a Approve lançou uma colaboração com a National Basketball Association (NBA), liga de basquete dos Estados Unidos, na qual foram desenvolvidas 43 peças, entre roupas e acessórios, dos principais times do esporte. Entre os selecionados para estampar os artigos estão Los Angeles Lakers, Boston Celtics, Chicago Bulls, Golden State Warriors, Miami Heat e Milwaukee Bucks. 

 

A marca de streetwear nacional, Bolovo, por sua vez, se aliou à Fila Brasil, de herança italiana, a fim de criar uma linha que inclui modelos clássicos de sucesso da empresa esportiva com uma releitura do icônico logo aplicado em camisetas, bermudas, chapéus tipo bucket e bonés. A Malwee e À La Garçonne, por sua vez, desenvolveram uma coleção upcycling, a partir do reaproveitamento de materiais ociosos do estoque. A linha possui 28 modelos de jeans, algodão, malhas esportivas e moletons. A Redley se uniu à ilustradora Camila Rosa, o que resultou em tênis, camisetas e bucket hats, todos estampados com figuras exclusivas da artista. 

 

Por Laís Campos | Matéria publicada na edição 130 da Versatille

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.