11 restaurantes franceses para entrar no clima das Olimpíadas de Paris

A capital paulistana tem ótimas opções para quem quer provar os sabores clássicos ou contemporâneos da gastronomia francesa

Sopa de cebola gratinada (Foto: Divulgação)

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecem no dia 26 de julho, iniciando definitivamente a temporada de torcida para as competições que vão até o dia 11 de agosto. Todos estão com os olhos voltados para a França— mas, para os apaixonados por gastronomia, há uma forma ainda mais deliciosa de entrar no clima: provando a culinária do país que está sob os holofotes do mundo. 

 

Por sorte, temos ótimas opções quando se trata de culinária francesa na capital paulistana. Confira algumas a seguir: 

 

LEIA MAIS:

 

Les Deux Magots 

 

Foto: Gihad Terra Arabi

 

Aberto desde 1884, o café parisiense Les Deux Magots presenciou o encontro de grandes nomes da literatura e das artes, como Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Pablo Picasso. Em 2023, a casa trouxe toda sua história para São Paulo, prometendo uma experiência gastronômica e cultural única aos comensais. No Jardins, o restaurante dedica-se a oferecer sugestões da gastronomia francesa com toques contemporâneos, que podem ser degustadas do café da manhã ao jantar. Trazida ao Brasil pelo francês Frédéric Renaut junto a quatro sócios, esta é a primeira unidade na América Latina e a quarta no mundo.

 

Serviço: Rua Colômbia 84, Jardim Paulista

 

Le Napoleon 

 

Foto: Neuton Araújo

 

O restaurante Le Napoleon, de Frédéric Renaut e Alexandre Marino, conta com cardápio idealizado pelo chef Pascal Valero, que já passou por casas com três estrelas Michelin e também é responsável pela cozinha do Les Deux Magots. O local começou a funcionar em março de 2024, com atmosfera intimista de bistrô parisiense e iluminação amena. 

 

Serviço: Rua Peixoto Gomide, 1658

 

Mercearia do Francês

 

Sopa de cebola gratinada (Foto: Divulgação)

 

Fundada em 2005, A Mercearia do Francês passou por modificações recentes, como a mudança para a Vila Nova Conceição, mas o conceito e a tradição francesa permanecem por quase duas décadas. A casa continua conquistando paladares com seu steak tartare e sua sopa de cebola gratinada. 

 

Serviço: Rua Afonso Brás 200 – Vila Nova Conceição

 

La Casserole 

 

Foto: Divulgação

 

O restaurante francês do Largo do Arouche completa, em 2024, sete décadas de história. Sempre instalado na região central da cidade, foi fundado em 1954 pelo casal Roger e Fortunée Henry, e serve pratos clássicos da culinária francesa, como o famoso cassoulet.  

 

Serviço: Largo do Arouche, 346, República

 

Freddy

 

 

Um dos mais antigos e tradicionais bistrôs da cidade, o Freddy serve uma comida francesa típica desde 1935. Das entradas às sobremesas, o cardápio da casa é pensado para servir desde os pratos mais famosos até aqueles pouco conhecidos no Brasil. 

 

Serviço: Rua Pedroso Alvarenga, 1170

 

ICI Bistrô 

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ICI Bistro (@ici_bistro)

 

Sucesso desde 2002, o ICI Bistrô traz algumas receitas da família do chef da casa, Benny Novak — como o bolinho de frango frito com salada de batata,criação de sua avó. Conhecido por ser uma referência de gastronomia francesa na capital, o restaurante é uma ótima opção para saborear pratos como moules frites, magret de pato e cassoulet. 

 

Serviço: Rua Mato Grosso, 396, Higienópolis 

 

Le Quartier 

 

 

“Le quartier” significa “vizinhança”, e é isso que o chef Claude Troisgros busca oferecer com o espaço que possui na Rua Professor Tamandaré Toledo, no Itaim Bibi. Em um mesmo local, é possível conhecer os restaurantes Chez Claude,  Bistrot du Quartier e Bar du Quartier — todos com uma forte essência francesa em seus cardápios. 

 

Serviço: R. Pf. Tamandaré Toledo, 25 – Itaim Bibi

 

Le Jazz Brasserie 

 

 

Conhecido na capital paulista, com quatro unidades espalhadas pela cidade, o Le Jazz visa o clássico francês e se destaca por pratos como o moules et frites, explorando mexilhões frescos, com um leve toque de curry, e batatas fritas daquelas bem fininhas e crocantes.

 

 Serviço: Unidades Melo Alves, Pinheiros, Petit, Iguatemi e Higienópolis

 

Bistrot de Paris 

 

Foto: Agência lado A

 

Na Villa San Pietro, escondida no meio da agitação dos Jardins, o Bistrot de Paris foi pensado em todos os detalhes para se tornar um autêntico bistrô francês. Pautado por sua vivência, o sócio-chef Alain Poletto assina o cardápio com sabores típicos franceses. 

 

Serviço: Rua Augusta, 2542 – Jardim Paulista

 

Chef Rouge 

 

 

Aberto desde 1996, o restaurante Chef Rouge replica com maestria uma boa refeição em um bistrô parisiense. O endereço é charmoso, combinando o clássico com o contemporâneo, e a gastronomia também segue essa mesma ousadia. 

 

Serviço: R. Bela Cintra, 2238 – Jardim Paulista

 

Votre Brasserie

 

Foto: Divulgação

 

Se a ideia é viajar pelo clima e a gastronomia francesa sem sair de São Paulo, o Votre é o destino certo. A cozinha do chef Francisco Farah possui o charme de uma autêntica brasserie, o que também combina com a ambientação do espaço, que transporta os comensais para um clima parisiense. 

 

Serviço: R. Natingui, 1548 – Vila Madalena

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.