10 exposições para visitar no mês de agosto

Entre São Paulo e Minas Gerais, a cena artística nacional continua em movimento

Tela de Xadalu na exposição “Reversos e Transversos”  (Foto: Divulgação)

Com mostras individuais renomadas e exposições que abordam temas diversos, como fotografia moderna e gastronomia, o mês de agosto está recheado de opções culturais para o lazer. Ao longo das semanas, acontecem exposições que merecem a atenção em São Paulo e na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.  

 

Confira, a seguir, algumas novidades do universo da arte: 

 

LEIA MAIS: 

 

Com abertura em 19 de agosto, exposição “Enleve” é primeira mostra individual do artista afro-cubano J. Pavel Herrera na Galeria Contempo

 

Foto: Divulgação

 

Nascido em Havana, em 1979, o artista cubano J. Pavel Herrera reside no Brasil desde 2016. Licenciado em Educação das Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, foi revelado no cenário artístico de seu país em 2014, com a exposição “Maldita Circunstância”, realizada na Casa Museu Oswaldo Guayasamín. Nos últimos sete anos Pavel tem apresentado ao público brasileiro sua poética singular, de forte personalidade e impactante subjetividade. 

 

Sua concisão criativa pode ser vista a partir de 19 de agosto, quando será aberta ao público “Enleve”, a primeira exposição individual de Pavel na Galeria Contempo, que representa o artista. Reunindo cerca de 20 pinturas produzidas entre 2014 e 2023, a mostra vai até o dia 02 de setembro. A exposição tem curadoria de Paula Borghi, que enfatiza o caráter político manifestado de forma elíptica e metafórica na criação de Pavel. 

 

Serviço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, São Paulo 

 

Agosto Indígena leva ao público do Sesc São Paulo uma imersão nos saberes e fazeres dos povos originários 

 

 

Com diversas ações em 35 unidades do Sesc – 20 na capital e Grande São Paulo e 15 no interior e litoral do estado –, o Agosto Indígena convida a todos para um exercício coletivo de valorização da diversidade dos povos originários no Brasil por meio de apresentações, oficinas, exibição de filmes, feira literária, vivências coletivas, contação de histórias e cursos. 

 

Ao longo de todo o mês, até o dia 31 de agosto, a programação do projeto inclui cerca de 150 atividades, majoritariamente livres para todas as idades e gratuitas – a exemplo das duas apresentações da cerimônia de abertura.  

 

Serviço: Conferir programações e horários no Sesc mais próximo  

 

Exposição celebra fotografia moderna brasileira no Dia Mundial da Fotografia  

 

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, a Luciana Brito Galeria e Isabel Amado Fotografia abrem a exposição”Vintage”, com fotografias de profissionais como Ademar Manarini, Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, Gertrudes Altschul, Marcel Giró, Paulo Pires e Thomaz Farkas. 

 

A mostra faz parte da programação da quarta edição do Arte Circuito Jardim Europa e presta uma homenagem à fotografia moderna. O evento reúne as galerias da região e conta com a curadoria de Eder Chiodetto. Vans serão disponibilizadas para fazer o circuito entre as galerias durante todo o período da exposição, de 19 a 26 agosto. 

 

Serviço: Luciana Brito Galeria – Av. Nove de Julho, 5162, São Paulo 

 

Galeria Plexi abre a exposição “ELÔ, do jovem Hanz Ronald  

 

Foto: Pamela Lahaud

 

Os desejos queer – termo usado para representar pessoas que transitam entre gêneros e que prezam pela liberdade – norteiam a exposição “ELÔ, que Hanz Ronald exibe entre os dias 24 de agosto e 20 de outubro na Galeria Plexi. A mostra, com curadoria assinada por Bruno Novaes, exibe dez obras inéditas, entre pinturas e desenhos, que partem de um olhar pessoal e íntimo sobre os desejos e inquietudes do artista. O público poderá conferir de perto os trabalhos do jovem de apenas 27 anos que busca relacionar elementos figurativos com abstratos. 

 

Serviço: Galeria Plexi | Rua Patizal, nº 76 – Vila Madalena – São Paulo/SP 

 

São Paulo recebe a exposição “Brasileiros”, de Gabriel Wickbold 

 

 

Em cartaz em São Paulo durante os dias 10 de agosto e 18 de setembro, a exposição “Brasileiros”, de Gabriel Wickbold, recebe patrocínio da Calvin Klein. A fim fortalecer a arte e seus valores, a marca realiza apoio à série de imagens fotografadas pelo artista durante sua jornada às margens do Rio São Francisco. 

 

Realizada em 2006, a viagem de Gabriel durou 45 dias e percorreu da nascente à foz do rio, passando pelos diferentes povos e vilarejos ao redor das margens. Foi nesta passagem que o fotógrafo moldou sua maneira de visualizar a arte e as pessoas.  

 

Serviço: Rua Lourenço de Almeida, 167 – Vila Nova Conceição, São Paulo/SP 

 

Bianca Boeckel apresenta mostra individual da artista Angella Conte  

 

 

Na primeira mostra individual da artista Angella Conte na galeria, Angella Conte traz temas que nos convidam a olhar para a natureza, em suas variadas existências e escalas, com mais cuidado e contemplação. Segundo Theo Monteiro, que assina o texto crítico da mostra, “Como um rio, a poética de Angella Conte, caudalosa e torrencial como é, não se inicia repentinamente: é resultado de encontros, trocas, acúmulos e impregnações que a atravessam; histórias de antepassados, saberes ancestrais, lembranças de viagem, relíquias. Serpenteia lépida e com grande vazão, abrindo caminhos inexplorados e colocando em contato elementos a princípio distantes ou sem relação entre si”. 

 

Serviço: Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP 

 

“Masterchef – Imersão & Sentidos” – Exposição imersiva inédita sobre o maior reality culinário do mundo começa em 20 de agosto 

 

 

Para muitos telespectadores e fãs de programas gastronômicos, é um sonho cozinhar para os jurados do MasterChef, vestir o icônico avental ou falar “Sim, chef” ao receber alguma orientação sobre o preparo de um prato. A partir de 20 de agosto, a exposição imersiva “Masterchef – Imersão & Sentidos” deixará esse sonho mais realístico. 

  

A Multiverso, empresa especializada em experiências tecnológicas imersivas e sensoriais, traz ao público um novo conceito de mostra imersiva, que explora os cinco sentidos com os mesmos sabores, aromas, sons, texturas e elementos visuais do estúdio comandado por Ana Paula Padrão. A exposição tem produção da Endemol Shine Brasil. A mostra será inaugurada em 20 de agosto, no Espaço Multiverso do Shopping Vila Olímpia, e fica até 20 de outubro.  

 

Serviço: Shopping Vila Olímpia – piso térreo. Endereço: Rua Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia – São Paulo – SP 

 

Exposição inspirada nos Quilombos chega a São Paulo 

 

 

De 15 de agosto a 15 de setembro, a cidade de São Paulo recebe a exposição “A Cultura e suas Peculiaridades – O Quilombo”, sediada no Casarão – Casa de Cultura da Vila Guilherme, zona norte da cidade. O evento, que tem entrada gratuita, é uma oportunidade única para mergulhar no rico universo de expressões culturais que ecoam a ancestralidade africana em nosso cotidiano. 

 

Serviço: Casarão – Casa da Cultura Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, São Paulo 

 

O Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto realiza a primeira edição da Semana de Arte Contemporânea de Ouro Preto 

 

 

O IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto realiza a primeira edição da Semana de Arte Contemporânea de Ouro Preto. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento ocorrerá entre os dias 11 e 20 de agosto de 2023, com várias ativações em diferentes localidades do centro histórico e nos arredores da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. 

 

Com a inauguração no dia 11 de agosto, data que celebra o 79º aniversário do Museu da Inconfidência, a 1ª Semana de Arte Contemporânea de Ouro Preto proporciona a democratização e o livre acesso aos bens artísticos e culturais da cidade por meio de uma abordagem revolucionária na utilização dos equipamentos históricos. 

 

Serviço: Museu da Inconfidência – Praça Tiradentes, 139 – Centro Histórico, Ouro Preto  

 

Galeria Estação inaugura a exposição “Reversos e Transversos”  

 

Obra de Samico (Foto: Joao Liberato)

 

Uma acurada investigação sobre a inserção crítica da chamada arte popular em algumas das mais expressivas bienais realizadas nas últimas sete décadas, dentro e fora do Brasil: é o que apresenta ao público paulistano a mostra coletiva “Reversos e Transversos: artistas fora do eixo nas bienais”, com abertura em 24 de agosto, na Galeria Estação. 

 

Reunindo um instigante recorte de trabalhos de 42 artistas, a exposição, que fica aberta para visitação até 28 de outubro de 2023, tem curadoria do professor, curador e artista baiano Ayrson Heráclito.  

 

Serviço: Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros, São Paulo 

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.