Yayoi Kusama terá nova instalação imersiva exibida no Pérez Art Museum Miami

A exposição “LOVE IS CALLING” contará com o maior ambiente já desenvolvido pela artista até hoje

"LOVE IS CALLING", de Yayoi Kusama, e, 2013, no Institute of AContemporary Art, Boston
"LOVE IS CALLING", de Yayoi Kusama, em 2013, no Institute of AContemporary Art, Boston (Mel Taing)

O Pérez Art Museum Miami (PAMM) acaba de anunciar a nova instalação de Yayoi Kusama, batizada de “LOVE IS CALLING”, a mais imersiva entre as outras renomadas Infinity Mirror Rooms (Salas Espelhada Infinitas, em portguês), criadas anteriormente em Nova York e Londres. A exposição, com curadoria de Jennifer Inacio e promovida pelo Bank of America, estará disponível a partir de 9 de março de 2023 até 11 de fevereiro de 2024. Este é o maior ambiente já desenvolvido pela artista até hoje. A instalação incluirá uma combinação de elementos típicos do trabalho de Yayoi como os polka dots (padrão de repetição de círculos) com cores ousadas, poemas e reflexões que funcionam como ilusões de ótica.

 

LEIA MAIS: 

 

Yayoi Kusama é uma das artistas em maior destaque no mundo atualmente. Em seu trabalho, estão presentes, sobretudo, características de dois movimentos artísticos notáveis do final do século 20: a arte pop e o minimalismo. Sua carreira de quase sete décadas abrange pintura, shows, apresentações em grande escala, instalações escultóricas ao ar livre, peças literárias, filmes, moda e design. Apesar de estar sediada em Nova York, a artista já apresentou suas obras em exposições individuais e em grupo pelo mundo todo e seu trabalho está ligado à constante inovação. No início de janeiro, inclusive, foi anunciada uma nova collab com a Louis Vuitton.

 

“Estamos honrados em oferecer essa experiência ao nosso público, pois Yayoi é uma artista icônica, com importante trajetória. Ela tem criado obras vivas, reflexivas e introspectivas, que são apreciadas pelos espectadores há mais de seis décadas e certamente serão apreciadas pelo nosso público de Miami”, disse a curadora associada do PAMM, Jennifer Inacio.

 

Os visitantes entrarão em uma sala escura e espelhada, iluminada por formas infláveis semelhantes a tentáculos que se estendem do chão ao teto e mudam gradativamente de cor. À medida que caminham pela instalação, um áudio de Yayoi recitando um poema de amor em japonês, escrito por ela, é reproduzido continuamente. O título pode ser traduzido para “Residing in a Castle of Shed Tears”, em inglês, e “Residindo em um Castelo de Lágrimas Derramadas”, em português. O poema, que aborda temas atemporais como a vida e a morte, expressa de forma tocante a esperança de Yayoi de espalhar uma mensagem universal sobre o amor por meio de sua arte.

 

“Estamos entusiasmados em apresentar o LOVE IS CALLING no Pérez Art Museum Miami, um lar perfeito para um trabalho que conecta pessoas de todas as esferas da vida”, disse o diretor do PAMM, Franklin Sirmans.

 

Esta é a primeira vez que a artista icônica expõe no PAMM. Como o principal museu de arte de Miami, a instituição tem focado na exibição da arte moderna e contemporânea internacional dos séculos 20 e 21. Ao apresentar o LOVE IS CALLING, o museu busca se manter constante na criação de interação, comunicação e trocas humanas genuínas para os diversos públicos de Miami por meio da arte.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.