Yayoi Kusama terá nova instalação imersiva exibida no Pérez Art Museum Miami
A exposição “LOVE IS CALLING” contará com o maior ambiente já desenvolvido pela artista até hoje
O Pérez Art Museum Miami (PAMM) acaba de anunciar a nova instalação de Yayoi Kusama, batizada de “LOVE IS CALLING”, a mais imersiva entre as outras renomadas Infinity Mirror Rooms (Salas Espelhada Infinitas, em portguês), criadas anteriormente em Nova York e Londres. A exposição, com curadoria de Jennifer Inacio e promovida pelo Bank of America, estará disponível a partir de 9 de março de 2023 até 11 de fevereiro de 2024. Este é o maior ambiente já desenvolvido pela artista até hoje. A instalação incluirá uma combinação de elementos típicos do trabalho de Yayoi como os polka dots (padrão de repetição de círculos) com cores ousadas, poemas e reflexões que funcionam como ilusões de ótica.
LEIA MAIS:
- Usina Luis Maluf dá início ao Programa de Residência 2023
- Três galerias brasileiras marcam presença na ARCOmadrid 2023
- Valentine’s Day: 7 livros românticos escritos por autores nacionais
Yayoi Kusama é uma das artistas em maior destaque no mundo atualmente. Em seu trabalho, estão presentes, sobretudo, características de dois movimentos artísticos notáveis do final do século 20: a arte pop e o minimalismo. Sua carreira de quase sete décadas abrange pintura, shows, apresentações em grande escala, instalações escultóricas ao ar livre, peças literárias, filmes, moda e design. Apesar de estar sediada em Nova York, a artista já apresentou suas obras em exposições individuais e em grupo pelo mundo todo e seu trabalho está ligado à constante inovação. No início de janeiro, inclusive, foi anunciada uma nova collab com a Louis Vuitton.
“Estamos honrados em oferecer essa experiência ao nosso público, pois Yayoi é uma artista icônica, com importante trajetória. Ela tem criado obras vivas, reflexivas e introspectivas, que são apreciadas pelos espectadores há mais de seis décadas e certamente serão apreciadas pelo nosso público de Miami”, disse a curadora associada do PAMM, Jennifer Inacio.
Os visitantes entrarão em uma sala escura e espelhada, iluminada por formas infláveis semelhantes a tentáculos que se estendem do chão ao teto e mudam gradativamente de cor. À medida que caminham pela instalação, um áudio de Yayoi recitando um poema de amor em japonês, escrito por ela, é reproduzido continuamente. O título pode ser traduzido para “Residing in a Castle of Shed Tears”, em inglês, e “Residindo em um Castelo de Lágrimas Derramadas”, em português. O poema, que aborda temas atemporais como a vida e a morte, expressa de forma tocante a esperança de Yayoi de espalhar uma mensagem universal sobre o amor por meio de sua arte.
“Estamos entusiasmados em apresentar o LOVE IS CALLING no Pérez Art Museum Miami, um lar perfeito para um trabalho que conecta pessoas de todas as esferas da vida”, disse o diretor do PAMM, Franklin Sirmans.
Esta é a primeira vez que a artista icônica expõe no PAMM. Como o principal museu de arte de Miami, a instituição tem focado na exibição da arte moderna e contemporânea internacional dos séculos 20 e 21. Ao apresentar o LOVE IS CALLING, o museu busca se manter constante na criação de interação, comunicação e trocas humanas genuínas para os diversos públicos de Miami por meio da arte.