Work & Life: as melhores cidades para quem busca felicidade no trabalho
Estudo aponta Helsinque como o lugar ideal para ter um bom emprego
Estar feliz no trabalho geralmente envolve questões que fogem do ofício. A questão da locomoção e das relações sociais, por exemplo, são determinantes para que o profissional se sinta à vontade ao ir ao emprego diariamente. Neste cenário, algumas cidades do mundo oferecem melhores condições de vida.
De acordo com o estudo 2019 Work–Life Balance Index, realizado pela empresa norte-americana Kisi, a cidade com melhor qualidade de vida no trabalho é Helsinque, a capital da Finlândia, referência em empregos com grande estabilidade e boa remuneração na Europa. Oslo, na Noruega, e Estocolmo, na Suécia, são outras representantes da Escandinávia no top 10.
Apenas uma cidade brasileira foi citada no levantamento, São Paulo, na 30ª colocação. Para chegar ao resultado abaixo, o estudo levou em conta três fatores principais: intensidade de trabalho (horas trabalhadas e questões de hora extra), sociedade e instituições, e condições de habitação da cidade.
Dentro destas categorias, foram avaliadas questões como tempo de férias e licença-maternidade e licença-paternidade, equidade de gênero, diversidade e respeito ao meio ambiente, além do índice de desenvolvimento humano (IDH) das cidades analisadas. Confira abaixo o top 20:
1. Helsinque, Finlândia
2. Munique, Alemanha
3. Oslo, Noruega
4. Hamburgo, Alemanha
5. Estocolmo, Suécia
6. Berlim, Alemanha
7. Zurique, Alemanha
8. Barcelona, Espanha
9. Paris, França
10. Vancouver, Canadá
11. Ottawa, Canadá
12. Londres, Reino Unido
13. Toronto, Canadá
14. Budapeste, Húngria
15. Sydney, Austrália
16. Milão, Itália
17. San Diego, Estados Unidos
18. Melbourne, Austrália
19. Portland, Estados Unidos
20. São Francisco, Estados Unidos
30. São Paulo, Brasil