USP é a universidade mais sustentável da América Latina
Ranking leva em conta o quanto as instituições de ensino praticam ações responsáveis com o futuro do planeta
Sustentabilidade não se refere a apenas meio ambiente. Trata-se de um conceito também social, econômico, enfim, uma ideia que envolve todos os elementos da nossa vida no futuro. Partindo dessa ideia, as universidades têm um papel importantíssimo na sociedade na propagação de ideias sustentáveis – e a Universidade de São Paulo tem feito bem esse trabalho.
De acordo com o ranking de sustentabilidade da UI GreenMetric, criado pela Universidade da Indonésia, a USP é a universidade mais sustentável da América Latina. Levando em conta universidades de todo o mundo, a instituição ocupa a 23ª posição. O ranking analisou 719 universidades de 81 países diferentes.
Além da USP, a Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, aparece na 38ª posição e a Universidade Positivo, no Paraná, na 99ª colocação. De acordo com o ranking, as universidades mais sustentáveis do planeta estão, respectivamente, na Holanda, Reino Unido e Estados Unidos: Wageningen University & Research, University of Nottingham e University of California Davis.
Para chegar ao resultado, foram analisados fatores como uso consciente e eficiente de água, questões de infraestrutura, como a relação entre área aberta e área total, análise de pontos relacionados a uso de energia, entre outros. Confira as universidades mais sustentáveis do Brasil abaixo:
1. Universidade de São Paulo
2. Universidade Federal de Lavras
3. Universidade Positivo
4. Centro Universitário do Rio Grande do Norte
5. Universidade Federal de Viçosa
6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
7. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
8. Universidade Federal do Triângulo Mineiro
9. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
10. Universidade Federal do Rio Grande do Sul