Uber Elevate e Hyundai apresentam carro voador
Novidade é uma das principais atrações da 53ª edição da CES, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas até o dia 10 de janeiro
A vontade da Uber de ganhar os céus com seu serviço de transporte de passageiros não é nova, mas faltava materializar o sonho da Uber Elevate, o braço de táxi aéreo anunciado em 2016 pela empresa – o que parece estar cada vez mais perto de acontecer. A montadora apresentou em vídeo, na feira de tecnologia Consumer Electronic Show, que acontece em Las Vegas, o projeto de seu primeiro carro voador, criado sob medida para realizar o serviço proposto pela Uber. A ideia é testar os voos ainda neste ano e lançar o serviço até 2023, começando por Dallas e Los Angeles, nos Estados Unidos.
Com capacidade para 4 passageiros e um piloto, o carro elétrico consegue decolar e pousar na vertical e navegar a até 290 quilômetros por hora, com capacidade para voar por quase 100 quilômetros entre uma recarga e outra – que demoraria até 7 minutos na “tomada”. Mais silencioso do que um helicóptero, o S-a1, seu nome oficial, voa a 600 metros do chão. Um protótipo deve ser apresentado na mesma feira ainda nesta semana. Além do veículo, o vídeo também mostrou como o serviço funcionaria: o carro voador pousa em um heliponto, que funciona como um hub, ou seja, uma estação Uber, capaz de receber veículos autônomos que trazem e levam passageiros que chegam e saem pelo ar. Assista.