The Golden Age

CHRISTIAN LOUBOUTIN INSPIRA-SE NA DINASTIA TUDOR Poucas famílias reais ostentam um forte cunho estético em seu legado como a Casa Tudor do século 16. Desde a ornamentação requintada no vestuário até o estilo arquitetônico característico, a

CHRISTIAN LOUBOUTIN INSPIRA-SE NA DINASTIA TUDOR

 

Poucas famílias reais ostentam um forte cunho estético em seu legado como a Casa Tudor do século 16. Desde a ornamentação requintada no vestuário até o estilo arquitetônico característico, a Dinastia Tudor impressiona como nenhuma outra. Inspirando-se nesse espírito expansivo, Christian Louboutin imaginou uma coleção para homens e mulheres celebrarem esses poderosos indivíduos — inovadores que enxergavam um propósito maior nas vestimentas — que elaboravam designs impactantes como exibições de autoridade.

Evocando a opulência da delicada paleta de cores estão os tons de vermelho Carmin e Orthodoxe; verdes intensos nos tons Veronese e Lagune, além do suntuoso roxo -pop, pintando o retrato da estação Outono/ Inverno 2016 com uma atitude imperial. Tecidos como o veludo cortado à laser em uma estampa Tudor tradicional imitam tapeçarias por meio de um intenso processo de fabricação que utiliza três camadas finas de veludo. Detalhes nas ferragens, escolhidas pessoalmente por Christian Louboutin, fazem referência ao estilo europeu: populares pedras em lapidação cabochon, tachadas de formato pirâmide, contas de formato diamante e pérolas fazem alusão aos trajes majestosos do Rei Henrique VIII e Elizabeth I.

 

Reconhecendo as ponderosas monarcas do período, o designer aborda as peças femininas com força e feminilidade equivalentes. A sandália Tudor Ball, de salto 10 e 12 centímetros, apresenta um poderoso strap no tornozelo com tachadas douradas de formato pirâmide e pérolas brancas — tudo em um salto fetish de camurça preta. Uma versão colorida encanta os olhos com a mistura de veludos amarelo Cubiste e roxo-pop, aplicações cintilantes de taxas e pérolas refletidas em salto feito no exótico couro Python Scarabée. Sua sucessora, a sandália Tudor Sandal, de salto 12 centímetros, é feita por um tecido de Viena multicolorido e tiras ajustáveis que cruzam em cima do peito do pé. Replicando o estilo ornamental das joias da coroa, a sandália veste os mesmos elementos decorativos que a Tudor Ball, mas com a adição do laço intrincado de couro napa com taxas, pérolas, correntes e gemas coloridas. Uma das peças centrais dessa coleção, esse modelo reúne elementos de quatro diferentes fabricantes e, só então, é montado e finalizado manualmente. Tudo isso para simbolizar a importância da manufatura do Velho Mundo e a adoração de objetos raros no coração da coleção.

 

Encontramos também outros materiais, como o veludo e o padrão moiré, acentuados por um laço feito e embelezado à mão — umas das mais amadas marcas registradas de Christian Louboutin. A realeza sobe ao trono com detalhes dourados opulentes nos sapatos Tudor Trott, Tudor Net, ambos de salto 10 centímetros, Tudor Plate Flat e no oxford Coleslaw envoltos em faixas luxuosas Tissu Viennois bordadas de ouro. Incorporando a arte Tudor de tapeçaria, um generoso veludo aparece na clutch Véro-Dodat e no sapato Tudor Soir, de salto 10 centímetros.

 

Clique nas imagens para ampliar

 

O sneaker Tudor Quick Flat revigora o tema com um ar moderno. Brincando com a vestimenta contemporânea e o despojo sofisticado, o modelo Mary Jane Top Street, de salto 10 centímetros, apresenta salto mais grosso e esportivo que contrasta com luxuoso salto Velvet Miaou. Trazendo estilos imponentes ao interesse comum está a flat Tudor Young, com corte na lateral de camurça verde e roxa. Com alma jovem e estilo ostentosamente elaborado, essa flat é enriquecida de tachas no formato de pirâmides e com o principal laço da coleção. Nos acessórios de couro, a clutch Loubiposh de camurça faz homenagem às joias cerimoniais por meio do uso de magníficas pedras vermelhas, verdes e azuis lapidadas no estilo cabochon e de tachas de formato diamante. A divertida Triloubi, bolsa com correntes e três espaçosos compartimentos de zíper, também homenageia o tema com enfeites em novas combinações de cores.

 

Botas com alma delicada foram aposentadas nessa estação, dando espaço a um toque de pele por baixo de tecidos transparentes, outra marca registrada de Christian Louboutin. A Tudor Boot, salto 12 centímetro, de couro napa, brinca com uma construção de couro entrelaçado que relembra um corpete, coberto com taças esculpidas e finalizado com novo salto cônico imitando as silhuetas quadradas da época. Encantador como uma renda insinuante em um corpo curvilíneo, o Hotero Strass, salto 10 centímetros, na renda francesa guipure roxa, é acentuado por trama de camurça, enquanto strass multicoloridos aplicados à mão enfeitam o salto fetichista.

 

Desde camarins até a Torre de Londres, o sapato Praguoise, salto 10 centímetros, faz alusão ao armamento contemporâneo com couro napa dourado e spikes de dois tamanhos — agindo como arma letal. A clutch Véro-Dodat de couro Python Cuirasse ostenta um píton laminado e escovado em ricos detalhes em tom de ouro antigo, recordando armaduras antigas. Enquanto isso, a bota Barbarevea de camurça vermelho-carmim carrega um corte encantador nos pés.

 

Assegurando o trono para o homem Louboutin está o suntuoso Tudor Night flat, ostentando detalhe de veludo em cores outonais na ponta dos dedos. Bordados impressionantes fazem tributo à arte da dinastia Tudor; um poderoso bordado aplicado ao sapato Dandybee Flat o torna tridimensional com a adição de asas articuladas, criando movimento por meio das camadas densas da trama bullion aplicada no veludo. O modelo College De France Flat, azul-royal e dourado, incorpora tradicional bordado cantille dourado e prateado, finalizado com o novo brasão “Loubi For Ever”. Inspirado nos trajes incrustados de pedra preciosas do reinado Tudor, o novo Trictrac apresenta embelezamentos exclusivos da coleção masculina, como pirâmides cortadas, taxas de topo plano e contas de formato diamante.

 

Estabelecendo um código moderno à vestimenta ornamental, a coleção Outono/Inverno 2016 de Christian Louboutin revive as histórias da monarquia inglesa com um toque contemporâneo, proporcionando novo significado à frase “vestir-se com distinção”.

 

Estilo por Humberto Rodrigues | Matéria publicada na edição 94 da Revista Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.