Super Bowl: um guia rápido para curtir (e entender) o megaevento
A grandeza, as regras básicas, os finalistas, onde assistir: um guia rápido para curtir o Super Bowl 2017
O Super Bowl é o evento esportivo mais importante dos Estados Unidos. Com a globalização e o passar do tempo, a final da NFL (Liga de Futebol Americano) ultrapassou as fronteiras da América do Norte e conquistou o mundo, inclusive o Brasil, onde muita gente se reúne em bares e pubs para acompanhar a grande decisão. Apesar do processo de popularização, o esporte ainda é, no entanto, de difícil assimilação para muitas pessoas.
Se você ainda não domina o contexto e as regras do esporte, chegou ao lugar certo. Abaixo, nós listamos cinco itens que podem te ajudar a curtir o evento, que acontece neste domingo, 5, com os amigos, mesmo que já sejam experts. Você pode começar escolhendo um lado para torcer: os ofensivos Atlanta Falcons, que nunca venceram um Super Bowl, ou o New England Patriots do astro Tom Brady, que vai para a sétima decisão na carreira? Faça a sua aposta.
As principais regras
O futebol americano pode parecer difícil, mas parte de uma premissa bem simples: o time que está com a bola tenta, a cada jogada (chamada de down), avançar jardas até a endzone do adversário. Quando consegue atingir o objetivo, temos o famoso touchdown, que vale 6 pontos e o direito de chutar entre as traves (valendo 1 ponto adicional). As partidas são divididas em quatro períodos de 15 minutos, mas o cronômetro costuma ser parado após faltas e pontos, prolongando a duração do confronto. A própria NFL fez um vídeo para iniciantes entenderem o esporte.
O show do intervalo
É regra: o intervalo do Super Bowl sempre traz uma atração musical de alto nível. O Half Time Show, que já foi comandado por Beyoncé, Coldplay, Bruno Mars, Madonna, Bruce Springsteen, U2, Rolling Stones, Paul McCartney e Michael Jackson, será estrelado por Lady Gaga, a responsável pelos hits “Bad Romance”, “Poker Face” e “Alejandro”
A polêmica da temporada
Se você acompanhou ao menos de longe as notícias recentes do futebol americano, deve ter ouvido falar que alguns times da NFL decidiram mudar de cidade. O St. Louis Rams foi autorizado pela Liga a voltar para Inglewood, no condado de Los Angeles, na Califórnia, após 22 anos longe da cidade natal. A medida abriu caminho para que o San Diego Chargers também mudar-se para Los Angeles em um ano. E não só eles: de acordo com a mídia americana, os Raiders também podem pedir a transferência de Oakland para Las Vegas. O vai-e-vem tem gerado muita discussão no meio da bola oval, podendo provocar mudanças nas divisões das atuais conferências.
Os grandes campeões
O Pittsburgh Steelers é o maior vencedor da história do Super Bowl, com seis títulos. Ele é seguido de perto pelo San Francisco 49ers e o Dallas Cowboys, com cinco troféus cada. Green Bay Packers, New York Giants e os finalistas New England Patriots aparecem com quatro.
Onde ver
No Brasil, o evento será transmitido com exclusividade pelos canais ESPN, direto do NRG Stadium, em Houston, no Texas (EUA). A cobertura começa às 21h, horário de Brasília. Em São Paulo, bares, pubs e restaurantes já anunciaram programação especial para receber os amantes da bola oval. Entre eles destacam-se na unidade da Avenida Paulista do Hooters, bar especializado no esporte, e na Budweiser Basement, galpão na Barra Funda que volta à ativa para atividades culturais ao longo do mês e celebra o Super Bowl com uma Churrascada que começa às 15h. A entrada em ambos os estabelecimentos é paga, com ingressos que vão de R$ 70 a R$ 250. Outra opção é o LM09, espaço em Moema que reúne barbearia, bar e área para aficionados por motos. Hambúrgueres especiais batizados com o nome dos finalistas da noite são a pedida da casa para a data.