SP recebe primeiro workshop nacional de harmonização de azeites
Que azeite vai com que pizza? Sommelier especializado no óleo mostra as melhores combinações em ateliê que acontece em janeiro

Harmonização de vinhos e cervejas, você já viu por aí aos montes. Mas, e de azeites? Essa é a proposta do sommelier de azeites Ricardo Castanho, que vai pilotar um workshop de harmonização de diferentes tipos do óleo de oliva com coberturas de pizzas. O encontro – o primeiro do tipo no Brasil – acontece no final de janeiro, em São Paulo.
Em 2019, estima-se que foram produzidos 160 mil litros de azeite no Brasil, a maior marca de produção do óleo de oliva até agora. Neste ano, espera-se que 10 mil hectares de oliveiras sejam plantados em solo brasileiro. Os números refletem o reconhecimento da produção brasileira do produto, que começou a ser cada vez mais premiado em competições internacionais – durante a New York International Olive Oil Competition, maior competição da categoria no mundo, oito marcas de azeite produzidos nacionalmente receberam medalhas de ouro em 2019. Entre elas, o azeite Fazenda Iracema, que em 2018 recebeu o prêmio Best in Class, categoria mais importante na competição.
Durante a oficina, o sommelier vai retomar a história do azeite e das oliveiras, seus diferentes tipos de produção e categorias, além de dar dicas sobre como comprar, armazenar e, enfim, harmonizar o produto com diferentes ingredientes. No final da aula, Ricardo vai propor um exercício de combinação entre azeites e as tradicionais coberturas de pizza.
O workshop acontece no dia 25 de janeiro, das 9h às 13h, no Instituto ConPizza, que fica no Pacaembu. Valor: 190 reais. Inscrições via formulário online.
Por Sofia Tremel