Sete curiosidades sobre a Catedral de Notre-Dame que você precisa saber
Com mais de 800 anos, igreja foi palco de grandes eventos da história global
O incêndio da Catedral de Notre-Dame entristeceu o mundo nesta segunda-feira (15). Um dos pontos turísticos mais requisitados da França, o monumento foi parcialmente destruído, levando parte da história consigo. Até o momento, não se sabe o que causou as chamas.
Para enaltecer a riqueza documental da catedral, relembramos algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre Notre-Dame. Torcemos para que a catedral seja reerguida e outras gerações possam ter o prazer de visitá-la e admirá-la por dentro.
1 – Demorou mais de 200 anos para ser construída. Com estilo gótico, a catedral começou a ser erguida em 1163, sendo um dos momumentos mais antigos da França. Passou por diversas reformas e sobreviveu até a Revolução Francesa.
2 – Durante a Revolução Francesa, as 28 estátuas da Galeria dos Reis acabaram decapitadas. Após o ataque, o responsável por restaurá-las foi Eugène Emannuel Viollet-le-Duc.
3 – O espaço é grande: são 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura. Atualmente, a Notre-Dame tinha capacidade para receber 9 mil fiéis.
4 – O corcunda de Notre-Dame, do livro clássico de Vitor Hugo, pode ter existido. De acordo com registros pessoais do escultor Henry Sibson, um homem corcunda trabalhava na catedral no século XIX, quando a obra foi escrita.
5 – Chamada de bruxa, Joana a’Arc foi beatificada na catedral de Notre-Dame, em 18 de abril de 1909.
6 – Objetos como “a coroa de espinhos de Jesus Cristo” e “um pedaço da cruz onde Jesus foi crucificado” estavam expostos na catedral, ainda que não tenham tido a sua veracidade comprovada.
7 – Por lá, Napoleão Bonaparte foi coroado imperador da França, 1804. Dizem as más línguas que ele tirou a coroa das mãos do papa Pio VII.