Samsung lidera ranking das maiores fabricantes de celulares do mundo
Huawei surpreende e ultrapassa a Apple em números de aparelhos produzidos
O mercado chinês não para de demonstrar poder de fogo. Agora, foi a vez do mercado dos celulares. Um levantamento recente da consultoria IDC mostrou que a Huawei superou a Apple e já é a segunda maior produtora de celulares no mundo, com 59,1 milhões de aparelhos feitos nos três primeiros meses de 2019.
O número é 50% maior na comparação com o ano anterior. Atualmente, a Huawei só fica atrás da Samsung, líder de produção do mercado, com 71,9 milhões de aparelhos produzidos no mesmo período. A Apple, que vive dilemas em sua produção e inovação, fica só em terceiro lugar, com 36,4 milhões, um número 30,2% menor na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Você pode pensar que se trata de uma crise na Apple, mas os números representam uma posição de mercado das empresas diante do comportamento do consumidor, que não anda comprando tantos celulares. Segundo a própria IDC, as vendas de smartphones foram de 332,2 milhões nos primeiros meses de 2018 para 310,8 milhões em 2019.
A Huawei aposta na expansão, enquanto a empresa criada por Steve Jobs vai na direção contrária. De acordo com a IDC, a estratégia chinesa tem dado certo: quase 20 milhões de aparelhos da marca a mais foram vendidos no período. Por sua vez, a brasileira Vivo aparece no ranking na quinta colocação, com 23,2 milhões de aparelhos produzidos no período.
1. Samsung: 71,9 milhões de aparelhos
2. Huawei: 59,1 milhões de aparelhos
3. Apple: 36,4 milhões de aparelhos
4. Xiaomi: 25 milhões de aparelhos
5. Vivo: 23,2 milhões de aparelhos
6. Oppo : 23,1 milhões de aparelhos