Saiba como encontrar o modelo de óculos ideal para seu formato de rosto

A consultora de imagem Rita Heroína deu algumas dicas para quem está em busca de novas opções em 2024

Pexels/Ksenia Chernaya

Foi-se o tempo em que os óculos eram motivo de vergonha e preocupação para quem precisava encaixá-los no seu dia a dia. Hoje, o acessório é visto de uma forma justa: como um caminho para mais estilo, charme e autenticidade em qualquer composição de look  — e, claro, para aqueles com algum problema de visão, necessário para conseguir enxergar o mundo com mais clareza.  

 

LEIA MAIS:

 

No entanto, com tantos formatos, cores e texturas disponíveis no mercado, muitas vezes o processo de busca pelo modelo ideal pode ser confuso. Pensando nisso, a Versatille conversou com a consultora de imagem e estilo Rita Heroína, que revelou o passo a passo para quem quer começar o ano de 2024 com novos modelos na gaveta. Suas dicas podem ser aplicadas tanto para óculos de grau quanto para óculos de sol.  

 

 

Confira a seguir:  

 

1- Entenda a proporção do seu rosto  

 

“A primeira coisa que temos que pensar na hora de escolher os óculos é na proporção do nosso rosto: tamanho, ossatura e largura. Pessoas que têm rostos mais largos e mais compridos vão se dar bem com armações mais pesadas e hastes mais largas. Já os rostos mais finos ficam melhores com óculos mais delicados. É a mesma lógica quando pensamos em bolsas. Quanto mais alta for a mulher, maior a bolsa que ela vai segurar. Com óculos funciona da mesma forma.”  

 

2 – Faça o teste do sorriso  

 

“Outra questão importante na hora de experimentar um modelo é fazer o teste do sorriso. Coloque no rosto e sorria. Ele não pode dançar no seu rosto na hora que você movimenta a boca. Tem que continuar parado. É assim que podemos saber que ele está no tamanho certo para o seu rosto.”  

 

3 – Observe as sobrancelhas. Elas são importantes  

 

“Não esqueça de observar a presença das suas sobrancelhas. Para óculos de sol, é interessante que elas fiquem cobertas. Já para óculos de grau, é legal que apareçam um pouco, porque elas são expressivas e, como os seus olhos estão aparecendo, elas fazem parte da sua comunicação.” 

 

4 – Valorize sua coloração pessoal na hora de escolher  

 

“Também é importante prestar atenção no contraste das cores entre o óculos, a cor do seu rosto e a do seu cabelo. Pessoas de peles claras, cabelos escuros e olhos escuros, por exemplo, vão harmonizar bem com armações mais escuras, como preto, marrom e azul-marinho. Isso acontece porque essas pessoas têm um contraste alto entre o tom do rosto, do cabelo e dos olhos. Já uma pessoa bem branca, loira e de olhos claros, pode não harmonizar bem com uma armação muito escura. Isso pode pesar na imagem dela. Óculos com cores mais claras harmonizam melhor com o tom de pele dessa pessoa. Essa parte de coloração pessoal faz toda a diferença.” 

 

5 – Finalmente, mas não menos importante: não se prenda às regras. Nada é proibido  

 

“Pessoas que tem muitas linhas retas no rosto, com traços mais retangulares ou quadrados, caso queiram suavizar esse aspecto, podem usar armações mais ovaladas e curvas, para quebrar a seriedade das linhas retas. Mas, se essa é uma característica que a pessoa gosta e quer ressaltar, a orientação é repetir esses traços e comprar um modelo com linhas retas predominantes. As linhas curvas sempre trazem mais suavidade, enquanto as linhas retas trazem mais seriedade. A escolha depende da mensagem que você quer transmitir. Não há certo ou errado. Lembre-se: nada é proibido.” 

 

——

 

Embora as cinco dicas acima ajudem no processo de busca, Rita ainda falou sobre alguns modelos clássicos que se adaptam bem a diferentes formatos de rosto.  

 

PARA HOMENS 

 

Óculos de sol – “O clássico Wayfarer da RayBan ficou famoso na década de 1950 e até hoje é um óculos atemporal, que se adapta bem ao rosto masculino. Já apareceu em muitos filmes, é sofisticado e um clássico que nunca sai de moda.”  

 

 

Óculos de grau – “A maioria dos homens se dão bem com óculos retangulares — não muito grandes — de cores intermediárias, como marrom, cinza chumbo e azul marinho.”  

 

 

PARA MULHERES 

 

Óculos de sol – “Célebre no filme ‘Bonequinha de Luxo’, especialmente na década de 1960, o modelo gatinho possui linhas ascendentes apontando para cima, o que acaba criando um traço rejuvenescedor com leitura de dinamismo e sensualidade. São linhas excelentes para mulheres. Um clássico atemporal.” 

 

 

Óculos de grau – “Levemente ovalado embaixo, mas com leves linhas de gatinho na parte de cima. Esses modelos são bem fáceis de se adaptar, mesmo que não haja uma regra universal.”  

 

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.