Sabonetes bactericidas são os mais seguros? Não para a ciência
Com anuncio do banimento de sabonetes com ingredientes bactericidas nos Estados Unidos, saiba quais são as ressalvas contra o uso na higienização
Já faz um par de meses que o FDA (órgão dos EUA que seria o equivalente a nossa Anvisa) decidiu proibir a venda de determinados sabonetes (líquidos, em gel e em barra) que contém ingredientes bactericidas.
A regra diz que os produtos que possuem qualquer um dos componentes de uma lista de 19 ingredientes serão banidos até 2017 – entre eles o triclosan, presente nos sabonetes líquidos, e o triclocarban, este encontrado nas sabonetes em barra.
Seriam estes sabonetes bactericidas os mais seguros e recomendáveis pela higienização? A ciência faz muitas ressalvas quanto a isso, algumas delas ligadas diretamente a outros problemas de saúde.
Estudos apontam que o triclosan está ligado a alergias e também a alterações nos hormônios de ratos, reduzido os índices de tireoide e aumentando o estrogênio. Uma pesquisa divulgada pelo Sociedade Americana de Química afirma que os produtos químicos podem até afetar o desenvolvimento de fetos, e que os grupos mais vulneráveis são as grávidas e as crianças. Entretanto, os especialistas dizem que é difícil saber quais produtos tem os químicos que serão banidos, já que os nomes variam.
O FDA também tem exigido dos fabricantes de álcool em gel e produtos similares que provem que seus produtos trazem mais benefícios do que riscos. Além disso, médicos dizem que o álcool em gel, em concentração acima de 70%, não substitui uma lavagem correta das mãos caso elas estejam com sujeira aparente ou em situações de alta contaminação, como depois de usar o banheiro
Se você está na dúvida, o Centro para Doenças e Prevenção na América diz que lavar as mãos com água e sabão é a melhor maneira para combater as germes Para fazer da maneira correta, é preciso lavar os punhos, e as pontas dos dedos, de baixo das unhas e passando sabão em todas as partes da mão além de esfregar por bastante tempo, enxugar e secar. Pronto, mãos higienizadas, sem maiores problemas.