Requinte e Tecnologia: Trailblazer da Chevrolet
Há coisas que o dinheiro, exclusivamente, pode pagar. Objetos, viagens, prazeres e desejos que são conseguidos pela eterna premissa de quem tem mais pode mais. Por décadas, esse tipo de “troca” foi confundido com luxo.
Há coisas que o dinheiro, exclusivamente, pode pagar. Objetos, viagens, prazeres e desejos que são conseguidos pela eterna premissa de quem tem mais pode mais. Por décadas, esse tipo de “troca” foi confundido com luxo. Passando a sensação de que só alguns podiam pagar para estar nesse nicho de mercado, reforçando, assim, suas personalidades por meio da “autenticidade”. Hoje, mais do que nunca, fica claro que o que se pagava, na realidade, não era o luxo, mas, sim, a exclusividade. Dois conceitos que podem ser confundidos, mas que significam exatamente o contrário. O luxo é a possibilidade de viver uma experiência que nos foi proposta, que se evidencia apenas para poucos afortunados.
Conhecer o Centro de Design Automotivo da GM, no Brasil, na cidade de São Caetano do Sul, foi uma dessas oportunidades que só alguns poucos podem experimentar. Um passeio pelos estúdios de criação e pela sala de realidade virtual — em que os estudos de design são compartilhados globalmente com os outros centros da GM — para saber como nasce um carro foi uma experiência realmente exclusiva.
Exclusivo também foi dirigir o, mecanicamente, evoluído SUV da Chevrolet. A linha 2017 inova nos freios, na suspensão e no sistema de dire- ção elétrica inteligente. Traz evoluções visuais, mecânicas e tecnológicas que o transformam no mais completo e sofisticado modelo da Chevrolet à venda no país. Com tantas novidades (são 50 inovações) passa a ser chamado de Novo Trailblazer. Por fora, ele se caracteriza pelos faróis, grade, capô, rodas e para-choque redesenhados. No entanto, é no interior que os até sete ocupantes percebem as maiores mudanças. O acabamento do habitáculo foi praticamente todo revisto, enquanto os novos sistemas de suspensão, de direção e de isolamento da cabine garantem um maior nível de conforto, principalmente em pisos irregulares.
A quantidade de itens de conveniência, conectividade e segurança também impressiona. Onstar; MyLink com Android Auto e Apple CarPlay; alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego; câmera de ré com alerta de movimentação traseira; sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistema de partida do motor por controle remoto estão entre as novidades.
Valentia, aliás, é outra grande virtude desse Chevrolet de luxo. Além de ser montado sobre longarinas e ter tração 4×4 com reduzida, sai com motores de alta potência e torque: 3.6 V6 (279 cavalos) ou 2.8 TurboDiesel (200 cavalos).
ACABAMENTO PREMIUM
A versão 2017 do SUV da Chevrolet passa a adotar uma nova identidade visual, em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e a sofisticação do produto. A novidades concentram-se na parte dianteira do veículo. O capô ganhou esportividade com a cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e trazem luz de condução diurna em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.
O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no centro, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro. Na lateral, destacam-se as rodas de alumínio de aro 18 redesenhadas com acabamento exclusivo.
“Todo esse conjunto de mudanças ajudam a reforçar a percep- ção de que o Novo Trailblazer está maior, mais largo e bem mais requintado”, diz Carlos Barba, diretor de design da GM.
Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saí- das íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em declives íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.
O Novo Trailblazer aprimora igualmente seu pacote de segurança. Adota sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de ponto cego, o alerta de saída de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas em veículos de categorias superiores.
Além de uma opção 2.8 turbodiesel com 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, o Novo Trailblazer é ofertado com a nova geração do propulsor 3.6 V6, que incorpora, entre outras tecnologias, inje- ção direta de gasolina SIDI (Spark Ignition Direct Injection). Agora são 279 cavalos, que coloca esse motor no mesmo patamar de SUVs importados de preço superior e consolida o modelo da Chevrolet como um dos veículos de passageiros de produção local mais potente da história.
Motor por Fran Oliveira | Matéria publicada na edição 91 da Revista Versatille