Ranking apresenta as melhores cidades do mundo para estudar
Consultoria britânica de educação lista as melhores cidades do mundo para ser um estudante
Nunca é tarde para estudar. Se você pensa em dar um tempo na sua vida profissional e se dedicar aos estudos, precisa conferir o ranking anual das melhores cidades universitárias do mundo, feito pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). De acordo com os pesquisadores, não há nenhum lugar melhor para estudar atualmente do que Montreal, no Canadá.
A lista leva em conta fatores básicos, como qualidade e custo das universidades, acesso ao mercado de trabalho, experiência estudantil e até mesmo a qualidade de vida nas horas vagas. Durante quatro anos seguidos, Paris liderou a disputa. A queda para o segundo lugar se explica principalmente pela questão de segurança – estremecida em virtude da tensão social na capital, vista nos seguidos protestos.
O Brasil não aparece entre os 20 primeiros colocados. São Paulo, a melhor colocada, perdeu cinco posições e aparece somente na 69ª posição. O Rio de Janeiro, por sua vez, entrou em 94º em sua estreia no ranking – mesmo sofrendo com a greve de importantes campus, como o da UERJ, que ainda não tem data para recomeçar as aulas.
Abaixo, você confere o top 20 dos melhores lugares para estudar – a relação completa você vê aqui.
1. Montreal – Canadá
2. Paris – França
3. Londres – Reino Unido
4. Seul – Coreia do Sul
5. Melbourne – Austrália
6. Berlim – Alemanha
7. Tóquio – Japão
8. Boston – Estados Unidos
9. Munique – Alemanha
10. Vancouver – Canadá
11. Hong Kong
12. Toronto – Canadá
13. Sydney – Austrália
14. Cingapura
15. Zurique – Suíça
16. Viena – Áustria
17. Kyoto/Osaka/Kobe – Japão
18. Edimburgo – Reino Unido
19. Nova York – Estados Unidos
20. Brisbane – Austrália