Primeiro aeroporto executivo do país abre as portas em SP

Empreendimento da JHSF fica em São Roque, a 60 quilômetros de São Paulo

Um pouso inaugural marcou o início das atividades do São Paulo Catarina Aeroporto (SPCA), empreendimento da JHSF que começou a operar nesta segunda-feira (16/12) em São Roque, cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de São Paulo – a 14 minutos de helicóptero da capital.

 

Este é o primeiro aeroporto privado dedicado à aviação executiva no Brasil, com pista de 2.470 m, cerca de 6.000 m² de hangares e 21.600 m² de pátio, com capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano, e sem restrição de horário. O SPCA vai poder receber jatos executivos intercontinentais e servir como ponto de chegada ou partida de voos internacionais non-stop para cidades como Nova York, Londres e Paris. Entre os modelos que poderão fazer pousos e decolagens estão G650 e G550 da Gulfstream, Global 6000 da Bombardier e os modelos Falcon BX e Falcon 2000 da Dassault Falcon Aircraft.

 

“Os aeroportos comerciais na cidade de São Paulo estão próximos à capacidade operacional, com slots limitados para aviação de negócios. Além disso, os aeroportos regionais têm restrições de espaço”, afirma Thiago Alonso de Oliveira, presidente da JHSF. O projeto recebeu aproximadamente R$ 600 milhões de investimento. O escritório franco-brasileiro Triptyque assina o desenho do complexo e Sig Bergamin (foto abaixo) é o responsável pelo terminal de aviação geral dedicado à aviação executiva.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.