Por dentro do Porsche 718 Cayman GT4 RS
O novo modelo emblemático da família 718 se destaca pela leveza, conforto na condução e aerodinâmica sofisticadac
O Porsche 718 Cayman GT4 RS, lançado no fim do ano passado, é um carro esportivo intransigente que se destaca pela leveza, pelo conforto na condução e pela aerodinâmica sofisticada. O motor boxer atmosférico de seis cilindros com quatro litros de cilindrada e 500 cv (368 kW), com um peso vazio de apenas 1.415 quilos, permite não só um desempenho de condução superior mas também o máximo de prazer ao dirigir. A peça atinge rotações de até 9.000 rpm com uma potência máxima de 8.400 rpm. Esse poderoso grupo propulsor é também utilizado nos carros de corrida 911 GT3 Cup e 718 GT4 RS Clubsport.
LEIA MAIS
- “Liberdade é a coisa mais importante que existe”, diz Sig Bergamin
- Começa hoje a Monterey Car Week 2022
- Mercedes-AMG EQS: por dentro do primeiro sedã 100% elétrico da marca
A transmissão de dupla embreagem Porsche (PDK) equipada de série permite uma aceleração impressionante: de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 315 km/h. Também é possível mudar de velocidades manualmente por meio das patilhas de mudança no volante e da alavanca seletora manual redesenhada no console central.
As juntas esféricas em todos os pontos de suporte do chassi garantem uma condução ainda mais precisa e direta. O chassi ajustável está equipado com uma afinação dos amortecedores específica para circuitos de corrida e conta também com taxas de amortecimento e estabilização modificadas.
Com diâmetro de 408 milímetros, os discos de travão de construção leve no eixo dianteiro são 28 milímetros maiores do que os do 718 Cayman GT4. O sistema de travões PCCB opcional dispõe de um disco de 410 milímetros na dianteira. Para arrefecer os discos grandes, os engenheiros integraram duas entradas de ar NACA adicionais no capô.
Em conformidade com a norma DIN, o peso vazio de 1.415 quilos é obtido por meio de uma construção inteligente: o capô e os para-lamas dianteiros são feitos de fibra de carbono (CfK) e o vidro traseiro é de construção leve. O material isolante foi reduzido e componentes como a proteção ocular do bagageiro traseiro foram suprimidos, o que gera 35 quilos a menos em relação ao 718 Cayman GT4.
A aerodinâmica, por sua vez, foi otimizada nos difusores dianteiro e traseiro. A parte inferior fechada da carroçaria acelera o ar e, como ponto de destaque, o GT4 RS conta com uma asa traseira fixa com suspensão de pescoço de cisne. Em conjunto, as medidas produzem 25% de força descendente adicional na posição Performance para utilização em circuitos em comparação ao 718 Cayman GT4.
Por fim, a Porsche disponibilizou um pacote Clubsport para aqueles que comprarem o carro, que inclui barras anticapotamento atrás dos bancos dianteiros, cinto de segurança de seis pontos para o lugar do condutor, extintor manual para desporto motorizado e pré-instalação para disjuntor de bateria. É possível encomendar ainda o pacote Weissach, que conta com barras anticapotamento e sistema de escape desportivo de titânio, vários componentes de fibra de carbono visível e rodas forjadas de magnésio disponíveis como opção.