Polestar cria carro-conceito com base em sustentabilidade

Nada de design mirabolante: a inovação proposta aqui é a preocupação com o meio-ambiente na construção da carroceria e inteligência de bordo personalizada com aplicativos Google

Parte da divisão premium da Volvo, a Polestar anunciou o lançamento, na última terça-feira (25/02), do veículo Precept EV, que procura juntar a tecnologia de bordo do Google com uma linha de produção mais sustentável.

 

 

Em vez de desenhar máquinas com designs futuristas e recursos exagerados, a marca sueca remodelou um de seus carros mais bem sucedidos, o Precept. Os componentes são feitos à base de linho, o que reduz 80% do uso de plástico e 50% do peso nos painéis internos. Além disso, o revestimento dentro do carro é de garrafas PETs recicladas e os tapetes são feitos com redes de pesca reaproveitadas. 

 

 

 

No painel de controle, dois displays grandes monitoram o status do veículo e da viagem, que apresentam o sistema de entretenimento integrado com o Google, que disponibiliza o Google Maps e Google Assistant para que o motorista use a memória de seus rotas no próprio carro.

 

 

Segundo a montadora, o design de linhas retas é inspirado no filme Blade Runner. O teto é aberto, coberto apenas por um vidro, o que aumenta as expectativas para uma possível direção autônoma. Além disso, os retrovisores laterais são trocados por câmeras, uma das novas tendências do mercado. A última novidade são os sensores oculares do carro, que detectam quando os monitores estão distraindo o motorista e apagam automaticamente; acendem novamente apenas quando alguém estiver olhando. 

 

O conceito do Precept EV será exposto no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, entre os dias 7 e 11 de março. A estreia do carro no mercado ainda não tem data prevista, mas as inovações ecológicas prometem influenciar a indústria automobilística.

 

 

 

Por Sofia Tremel 

Fotos: Divulgação Site Polestar 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.