Plataforma converte doações de artigos de luxo em auxílios sociais
A união entre fashionistas conscientes e instituições brasileiras beneficia o meio ambiente e centenas de famílias afetadas pela pandemia
Por Maria Alice Prado
Graças às tendências sociais e sustentáveis demandadas pelas novas gerações, a moda consciente passou de um diferencial a um pré-requisito. O sapato de grife parado há tempos no seu guarda-roupa pode ser o desejo de uma pessoa. Mas, mais importante ainda, o valor de uma doação gerada por ele pode ser essencial para a sobrevivência de outras. Antenada nessas ideias, a joalheira e artista brasileira Ana Khouri desenvolveu o Projeto Ovo, que promove a conexão entre fashionistas e organizações que assistem populações carentes.
O Projeto Ovo nasceu em 2014 e ganhou ainda mais força neste ano de pandemia, carregado de crises. Desde março, a iniciativa já arrecadou R$400.000,00 – destinados ao enfrentamento do Covid-19, auxiliando diretamente famílias e causas sociais e ambientais no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
- Plataformas facilitam doações para quem mais precisa durante a pandemia de Covid-19
- Giorgio Armani: o último rei do “made in Italy”
- 5 dicas práticas para afastar a angústia durante a quarentena
- Alexander McQueen convida seguidores a desenhar – e o resultado é ótimo!
- Festa junina em casa: receitas de quentão, vinho quente e mais bebidas típicas
Projetada como uma plataforma de vendas pelo Instagram, a iniciativa expõe roupas e produtos disponíveis, recebidos por meio de doações. Com a efetivação da compra, os doadores enviam os itens diretamente para o portador, e 100% do valor é revertido para uma das 12 instituições brasileiras participantes.
Nomes como Gerando Falcões, União SP, Redes da Maré, Casa do Rio, Greenpeace Brasil, Hospital Israelita A. Einstein e Childhood Brasil estão na lista das organizações beneficiadas. Segundo o Projeto, além de estimular o reuso e a sustentabilidade na moda, a transparência é outro pilar fundamental: todos os comprovantes de doação feitos às instituições são postados, bem como os recibos emitidos ao final de cada mês.
LEIA TAMBÉM:
- Cynthia Erivo, a diva multitalentosa (e premiada) que os anos 20 pediram
- As expectativas do mercado do turismo pós-pandemia
- 6 contas de Instagram para quem quer se inspirar na cozinha
Fotos: Reprodução/Divulgação Projeto Ovo e Ana Khouri