Pesquisa aponta que 1/5 dos brasileiros não acredita no aquecimento global
Há muita descrença no país em relação a um tema essencial na preservação do planeta

Uma boa quantidade de brasileiros ainda cética quanto as causas das mudanças climáticas no planeta. De acordo com uma pesquisa recente, realizada pelo Atlas Político e divulgada pelo El País Brasil, 20% dos brasileiros não acreditam no aquecimento global e 6,6% ainda não têm opinião formada sobre o assunto.
O número de pessoas que acredita no aquecimento global, logicamente, é bem maior, representando 72,8% do todo. De acordo com a pesquisa, no entanto, há descrença no país quanto a outros temas ambientais, como, por exemplo, a crise na Amazônia – 28,6% acreditam que o desmatamento não está acima do esperado.
Os maiores consensos observados pela pesquisa dizem respeito ao garimpo e o e o desmatamento nas reservas ambientais e indígenas da Amazônia (81% da população se posicionam contra) e a prisão de grileiros responsabilizados por incêndios (83,1% são a favor).
Realizada inteiramente pela internet, a pesquisa entrevistou 2 mil pessoas, entre os dias 29 e 31 de agosto e levou em conta cinco variáveis ao definir as pessoas ouvidas: região, faixa etária, gênero, faixa de renda e uso de redes sociais. De acordo com os realizadores, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e seu nível de confiança, de 95%.