Perucas de Andy Warhol são expostas na Tate Modern
Os adereços têm ligação com um grande pesadelo da vida do artista: exibir a careca
Falar que Andy Warhol é um dos maiores nomes do movimento artístico pop-art, que teve início nos anos 1950, não é surpresa pra ninguém. Mas o que boa parte das pessoas não sabe é que um dos maiores pesadelos do artista era ser visto em seu visual natural, careca, que o acompanha desde os 20 anos de idade.
Para disfarçar esse medo, Warhol construiu um visual exagerado e facilmente reconhecível através de perucas ousadas em tons de prata. Três destas icônicas perucas serão expostas ao público na retrospectiva de Warhol na Tate Modern, em Londres, que também reúne mais de 100 trabalhos do artista.
O curador da exposição, Gregor Muir, afirmou que as perucas lançavam uma luz única sobre o artista e sua singular personalidade – e, segundo ele, o próprio Warhol era uma obra de arte. Um dos destaques da exposição é um dos autorretratos da famosa fright wig (peruca do medo) de 1986, que remete a essa perturbação que o perseguiu durante toda sua vida. Um próprio fantasma.
Juntamente com as perucas, a retrospectiva de Warhol também vai abordar aspectos pessoais da vida do artista, incluindo sua sexualidade, religião e família. Mais curioso ainda: a mostra contará com pinturas menos conhecidas de drag queens e mulheres trans, além de esboços eróticos feitos por Warhol na década de 1950 que, segundo registros, foram recebidos com reações homofóbicas quando ele tentou exibi-los.
A retrospectiva do Tate Modern sobre Andy Warhol vai ficar em cartaz até 6 de setembro de 2020.
Por Maria Alice Prado
Fotos: Reprodução Instagram