Panerai anuncia parceria com a Unesco e lança relógios com material reciclável
A relojoaria italiana ajudará a desenvolver programas e ações práticas com o objetivo final de elaborar soluções para os desafios enfrentados pelos oceanos
A Panerai anunciou uma parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) durante a feira internacional Watches and Wonders, que teve início na quarta-feira (7) e vai até o próximo dia 13. A relojoaria italiana assumiu o compromisso de auxiliar e apoiar a Década da Ciência dos Oceanos e Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Serão desenvolvidos programas e ações práticas em conjunto com o objetivo final de elaborar soluções para os desafios enfrentados pelos mares. De 2021 a 2030, a Década dos Oceanos promoverá uma gestão baseada em dados e fatos científicos para direcionar os recursos marinhos e para que seja alcançada a meta da Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030.
LEIA MAIS
- Conheça a história de três peças icônicas de grifes de luxo
- IWC apresenta relógios inéditos na feira Watches and Wonders
- Montblanc anuncia lançamento de nova fragrância Explorer Ultra Blue
Cada parte da organização, desde os embaixadores até o quadro de funcionários, estará envolvida no movimento. “A sustentabilidade está correlacionada a toda a Panerai, incluindo o CEO e os gerentes”, afirma o diretor criativo da empresa, Alvaro Maggini, em entrevista à Versatille.
Ele afirma que é um desafio e uma inspiração trazer o viés sustentável e ainda criar um produto “bonito, luxuoso e sério”. “Nós mudamos a estratégia com o nosso programa de sustentabilidade nos últimos meses. A pandemia nos deu a chance de nos conectar ao mundo. Percebemos que o essencial não são os diamantes, é salvar o planeta”, define.
A marca ainda adicionou seis relógios ao seu portfólio durante a feira, que refletem o olhar sustentável da empresa e já estão disponíveis para compra. São quatro novos modelos da coleção Luminor (Chrono, Chrono Luna Rossa, Chrono Monopulsante GMT Blu Notte e Marina eSteel) e dois da linha Submersible (Bronzo Blu Abisso e eLAB-ID).
Com um mostrador em sanduíche e a ponte protetora da coroa no lado direito, marcas da Panerai, o Luminor Chrono traz a função de cronógrafo e uma escala taquimétrica de “base 1000”, que permite o cálculo da velocidade média ao longo de uma distância predefinida, em quilômetros ou milhas. Com caixa de 44 milímetros, o relógio ainda é à prova d’água até 10 bar (mais de 100 metros de profundidade) e tem pulseiras em couro de crocodilo e borracha.
Além de ter todas as características do Luminor Chrono, o Luna Rossa tem caráter esportivo e é uma extensão da linha Luminor dedicada à medição de desempenho de precisão, com botões de start, stop e reset. A edição será limitada, com a produção de apenas 1000 peças.
Já o Monopulsante GMT Blu Notte oferece um cronógrafo operado por um único botão que permite ativação, desativação e reinício. A função GMT permite marcar a hora local e a de sua casa simultaneamente. Com resistência a até 100 metros sob a água, o relógio se destaca por sua caixa de cerâmica jateada de 44 milímetros, sua pulseira de couro de bezerro azul ou borracha no mesmo tom, para uma ocasião mais despojada e elegante.
Outra novidade da linha Luminor é o Marina eSteel, o primeiro relógio a apresentar o dispositivo de proteção de coroa patenteado, eSteel, composto de material reciclado. 89 gramas dos componentes da peça são feitos de materiais reciclados, o que corresponde a 58,4% do peso total. Isso porque tanto a caixa de 44 milímetros quanto o mostrador também contam com a nova liga de aço reciclado.
LEIA MAIS
- Irmãos Campana criam bolsas em parceria com a italiana NC
- Semana de Moda de Milão: conforto e elegância permanecem nas passarelas
- OMEGA lança relógio em homenagem aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022
Na coleção Submersible, o Bronzo Blu Abisso traz o bronze como peça central, um feito inédito na história da marca de relógios. O modelo de 42 milímetros tem um mostrador azul fosco para combinar com a tonalidade quente do metal. Destinado à venda exclusiva nas boutiques Panerai, o modelo está disponível em uma quantidade limitada a 1.000 peças por ano.
Por fim, seu novo “irmão” é o eLAB-ID, de 44 milímetros, cujo peso é 98,6% composto por materiais que integram elementos recicláveis, mais uma iniciativa da Panerai em prol do meio ambiente. O mostrador sanduíche e suas pontes, por exemplo, são compostas de TitânioEco, uma liga de titânio reciclável. Do cristal de safira até os ponteiros de ouro, a maioria dos componentes do Submersible eLAB-ID são recicláveis.
Por Mattheus Goto