Os principais inimigos da produtividade no seu cotidiano
Você é procrastinador? Pois veja o quanto isso atrapalha na sua vida
Um estudo da Fundação Estudar mostrou quais são os principais inimigos da produtividade dos jovens na hora de estudar ou executar tarefas. Para 52% dos entrevistados, o maior problema é a procrastinação – aquele velho hábito de adiar a obrigação para outra hora.
Primeiramente, o levantamento quis saber dos entrevistados o que seria “produtividade” na cabeça deles. Três definições foram mais citadas: ser ativo, empenhado e fazer as coisas acontecerem; fazer muitas coisas em um curto espaço de tempo; e, por fim, produzir muito e criar coisas.
Perguntados sobre a importância de ser produtivo, eles citaram seis tipos de benefícios. Três deles são emocionais (“sentimento de “dever cumprido”, “sentir-se “útil” “autoestima elevada para cumprir novas tarefas”) e outros três funcionais (“melhora no desempenho nos estudos, trabalho, etc.”, “realização de mais tarefas durante o dia” e “maior aproveitamento do tempo”).
Abaixo, você confere quais foram os elementos apontados como maiores inimigos da produtividade e sete sugestões dadas pelos próprios entrevistados para enfrentar o problema no cotidiano. Talvez você perceba que, surpreendentemente, ninguém citou o smartphone as redes sociais…
Os maiores inimigos da produtividade
1. Procrastinação, ou adiar e não cumprir as tarefas – 52%
2. Ter muitas coisas para fazer ao mesmo tempo – 34,7%
3. Dificuldade de concentração – 11,3%
4. Não saber planejar o dia – 10,2%
As soluções apontadas pelos próprios entrevistados
1. Ter foco na hora de executar – 55,2%
2. Saber priorizar tarefas – 50,9%
3. Entender como evitar distrações – 47,4%
4. Contar com planejamento claro das tarefas – 40,1%
5. Entender o que faz render mais ou menos – 35,5%
6. Ferramentas práticas, eficazes e aplicáveis – 27,3%