Os países mais sustentáveis do mundo

Nações europeias oferecem bons exemplos para o futuro do planeta

De dois em dois anos, o Environmental Performance Index (EPI), ranking elaborado pelas conceituadas universidades de Yale e Columbia, nos Estados Unidos, aponta quais são os países mais sustentáveis do mundo.

 

Para chegar ao resultado do que é “ser sustentável”, o estudo leva em conta diversos fatores, como polução do ar, florestas, formas de energia, saúde ambiental, recursos hídricos, clima, entre outros.

 

Em primeiro lugar ficou a Suíça, com ótimas notas nos três índices gerais: vitalidade do ecossistema, perfomance sustentável e saúde do meio ambiente.

 

Abaixo, você descobre quais são as nações elogiadas pelo estudo nesses quesitos:

 

1. Suíça
Um tratamento de água e saneamento básico eficientes são elementos básicos, porém essenciais na saúde ambiental de um país. Referência no assunto, a Suíça também se destaca por ter sido precursora nas ações contra a emissão de gases poluentes em indústrias e automóveis.

 

2. França
O exemplo da França está na área de mobilidade. Com forte incentivo ao uso de bicicleta, o país foi elogiado pelos meios de transporte ecologicamente mais sustentáveis – como o bonde elétrico que substituiu frotas de ônibus no fim da década de 90 em cidades como Bordeaux e Lille.

 

3. Dinamarca
A Dinamarca quer se tornar o primeiro país 100% orgânico do mundo. Para isso, o país tem investido cada vez mais forte na agricultura sustentável – e com metas ousadas. Até 2020, o governo do país quer duplicar a quantidade atual de terra cultivada em modo de produção biológico.

 

4. Malta
O pequeno e paradisíaco país europeu também se destaca pelo saneamento básico, sendo referência mundial (apesar do tamanho) na utilização de recursos hídricos.

 

5. Suécia
Você sabe onde fica o primeiro shopping de produtos recicláveis do mundo? O ReTuna Återbruksgalleria, ou ReTuna Recycling Galleria, tem 14 lojas, um restaurante orgânico e espaços para conferência e debates de ideia sobre o futuro. Somente pela existência do lugar já entendemos a boa colação da Suécia no ranking.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.