Onde o turismo tem mais influência na economia no mundo?

Clima mais ameno é traço comum aos países que lideram a lista

Um país vive a efervescência do turismo na Europa. Provavelmente você pensou em Portugal. Apesar dos lusos terem atraído bem mais estrangeiros ao longo dos últimos anos, uma outra nação a supera em termos de turistas: a Espanha.

 

De acordo com relatório recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Espanha recebeu 82 milhões de turistas no ano passado em busca da sua cultura vibrante e temperaturas amenas.

 

O boom faz com a Espanha seja, atualmente, o segundo país mais visitado do mundo. De acordo com a pesquisa, o turismo representou 11% do PIB da Espanha em 2016 – o maior número apresentado pelo setor em todos os países analisados.

 

Claro, o valor do turismo no PIB envolve outras questões – incluindo a tendência natural de investimento de cada país. O fato é que Espanha e, claro, Portugal, começam a virar países oficialmente turísticos aos olhos do mundo.

 

Segundo o próprio governo espanhol, o país arrecada, anualmente, 87 bilhões de euros com os turistas. Veja abaixo o top 10 de economias mais influenciadas pelos viajantes no globo.

 

10) Reino Unido – 3,7% do PIB
9) Alemanha – 3,9% do PIB
8) Turquia – 4,3% do PIB
7) Itália – 6% do PIB
6) Grécia – 7,4% do PIB
5) França – 7,1% do PIB
4) Islândia – 8,4% do PIB
3) México – 8,6% do PIB
2) Portugal – 9,2% do PIB
1) Espanha – 11,1% do PIB

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.