O calendário parou, eles não: os melhores lançamentos de relógios

Confira as melhores marcas do segmento de relógios e seus mais novos modelos

RELÓGIOS por Matheus Evangelista | Matéria publicada na edição 116 da revista Versatille.

 

 

Num ano em que o mundo ficou suspenso, mesmo grandes eventos, como o suíço Watches & Wonders, tiveram de ser transpostos para modelos virtuais. Nem por isso amantes de relógios ficaram sem boas novidades. Reunimos algumas delas a seguir.

 

A transformação de hábitos de consumo provocada pela digitalização do mundo não tardou a chegar ao segmento de relógios. Quem acompanha o setor de luxo já havia notado uma mudança em curso, com alterações nos calendários e no perfil de grandes eventos, por exemplo. Foi o caso do antigo SIHH (sigla em francês para Salão Internacional de Alta Relojoaria), que se tornou Watches & Wonders, com a proposta de abrir as portas para o público mediante venda de ingressos – até então, o evento era restrito a varejistas, imprensa e convidados. Com a pandemia, a versão presencial foi substituída por lançamentos on-line, realizados no momento em que boa parte do planeta se encontrava em estado de distanciamento social.

 

O futuro da relojoaria promete seguir os passos do mercado de luxo como um conjunto: aceleração da velocidade entre a criação de peças e sua chegada ao consumidor final e incorporação de novas tecnologias e design para fazer frente justamente à concorrência dos smartwatches. Tudo isso, claro, sem perder as raízes da tradição, da precisão e do tom clássico que são suas características. Nas páginas a seguir, VERSATILLE reúne algumas das novidades mais interessantes que as grandes grifes tiraram da gaveta nos últimos tempos.

 

ROLEX

 

Oyster Perpetual Submariner / Foto: Divulgação

 

A grife apresenta dois novos modelos para o segundo semestre deste ano – ambos variações de coleções já consagradas. A primeira grande novidade é o Oyster Perpetual Sky-Dweller, que vem acompanhado de uma pulseira Oysterflex. Fabricada em ouro amarelo 18 quilates, essa inovadora pulseira de elastômero de alto desempenho conta com um fecho Oysterclasp e sistema de extensão Rolex Glidelock para um conforto redobrado durante o uso.

 

Já a nova geração do Oyster Perpetual Submariner e do Oyster Perpetual Submariner Date, modelos que representam os laços históricos que unem a Rolex ao mundo do mergulho, chega com novidades: uma caixa redesenhada e ligeiramente ampliada, com 41 milímetros de diâmetro. Além disso, eles são equipados com mecanismos na vanguarda da tecnologia relojoeira, respectivamente o calibre 3230, apresentado pela marca neste ano, e o calibre 3235 – que, além da hora, dispõe da função de data –, introduzido agora na linha Submariner.

 

MONTBLANC

 

Montblanc Heritage Monopusher Chronograph e Montblanc Heritage Automatic / Foto: Divulgação

 

Aqui, a novidade é na linha de produtos Heritage, com o Monopusher Chronograph, que combina a estética vintage com associações de cores distintas e complicações refinadas do relógio pensado para um homem contemporâneo, mas sempre com uma ótima história para ser contada. Entre os muitos detalhes desse modelo está o mostrador na cor salmão e a pulseira de crocodilo cinza Sfumato, feita na Pelletteria Richemont, em Florença, na Itália. O detalhe mais bacana? Um contador de minutos do cronógrafo localizado às 3 horas revela um indicador para três, seis e nove minutos – um toque antigo dos dias em que usávamos telefones operados por moedas.

 

IWC

 

Portugieser Yacht Club Chronograph Edition Orlebar Brown / Foto: Divulgação

 

Para marcar o início da colaboração com a marca de resort wear Orlebar Brown, a IWC lança o Portugieser Yacht Club Chronograph Edition Orlebar Brown. A caixa de aço inoxidável é complementada por um mostrador azul-marinho e uma fivela ajustável lateral com detalhes em branco e vermelho, frequentemente usada na linha de roupas da marca. Para quem adora uma aventura, esse modelo oferece bons itens, como a resistência à água de 6 bar (aproximadamente 60 metros) e uma elegante pulseira de borracha azul com tecido.

 

AUDEMARS PIGUET

 

Code 11.59 / Foto: Divulgação

 

Para um mundo onde diferenciais e novidades são a ordem da vez, a Audemars Piguet atualizou a linha Code 11.59 e lançou, em setembro, novas referências do modelo automático com data, hora, minutos e segundos, além de cinco modelos do cronógrafo automático. Desenhada para homens e mulheres, esta coleção também apresenta uma excelente ergonomia curva, tornando-a confortável para todos usarem, apesar dos 41 milímetros de diâmetro. O charme final fica por conta de uma pulseira de crocodilo de grandes escalas quadradas costurada à mão combinando com a cor do mostrador.

 

CARTIER

 

Pasha de Cartier / Foto: Divulgação

 

O grande lançamento da maison para 2020 é o Pasha de Cartier, modelo criado primeiramente em 1985. A novidade segue fiel ao original, mas conta com updates que o tornam ainda mais sofisticado e funcional para os dias atuais. A nova coroa em safira ou espinélio azul, a possibilidade de criar uma gravação personalizada e a funcionalidade de troca de braceletes são alguns detalhes que tornam o novo modelo ainda mais democrático. Para completar, com design unissex, ainda é possível escolher entre as opções de 35 e 41 milímetros nas versões aço, ouro, diamante ou skeleton.

 

TAG HEUER

 

TAG Heuer Carrera / Foto: Divulgação

 

Para comemorar seu 160º aniversário, a marca reinventa o icônico TAG Heuer Carrera, criado em 1963 e que neste mês chega às lojas em quatro novos modelos, batizados Carrera Sport Chronograph. Os relógios contam com cronógrafos esportivos sofisticados e atemporais, entalhes mais curtos para maior conforto, caixa de aço inoxidável de 44 milímetros e mostrador em acabamento escovado circular disponível em azul-escuro e verde-oliva e em duas versões pretas. Criada pelo então CEO Jack Heuer, a peça é inspirada na história da lendária corrida Carrera Panamericana.

 

OMEGA

 

Omega Speedmaster Dark Side of the Moon Alighi / Foto: Divulgação

 

Com boas surpresas, a grife se aliou à equipe de barco a vela Alinghi para criar uma peça que demonstra os mesmos valores e qualidades que os dois parceiros compartilham. Criado a quatro mãos, o Speedmaster Dark Side of the Moon Alighi reflete perfeitamente os barcos rápidos que praticamente voam sobre as águas. Inspirado no catamarã TF35 da Alinghi e usando ablação a laser, a placa principal e a ponte ganham um efeito de favo de mel, similar ao interior do casco de carbono do barco, e a combinação de cores das duas marcas se faz presente e pode ser vista na pulseira de borracha perfurada, assim como na caixa de 44,25 milímetros de cerâmica.

 

Para os fãs de James Bond, a marca apresenta o Seamaster Diver 300M James Bond Numbered Edition. Feito apenas sob encomenda, o relógio oferece muitos detalhes de alta tecnologia. Desde a primeira edição, em 1995, essa coleção vem ganhando atrativos ano após ano e, em 2020, passou a contar com uma caixa de 42 milímetros confeccionada em platina e ouro. O mesmo material também é usado na fivela polida escovada da pulseira de couro preta. E mais: este relógio também inclui um número oculto 50 no Super-LumiNova do índice das 10 horas – uma referência ao 50º aniversário do filme de James Bond 007 A Serviço de Sua Majestade.

 

PANERAI

 

Luminor Luna Rossa GMT 42MM / Foto: Divulgação

 

Patrocinadora da equipe italiana de vela, a Panerai apresentou no Geneva Watch Days, um evento descentralizado e autogerenciado pelas marcas participantes em seus showrooms individuais em hotéis e boutiques de Genebra, dois relógios. O primeiro é o Luminor Luna Rossa GMT 42MM, que chega com um novo material. Batizado de Scafotech, trata-se de um composto inovador e sustentável feito de resíduos de fibra de carbono coletados do casco e dos hidrofólios do veleiro AC75 da equipe italiana. O material foi reciclado e forjado em um polímero de alta tecnologia para ser usado como mostrador do relógio, que tem edição limitada de apenas 250 peças.

 

Outra novidade é o Submersible Azzurro – 42 mm, que só será vendido on-line. Com o viés de um uso mais profissional, essa criação é perfeita para quem vive perto da água. Afinal, esse modelo atinge até 30 bar (aproximadamente 300 metros). Apresenta ainda um bezel rotativo unidirecional, fundo de caixa parafusada e o icônico dispositivo de ponte para proteção da coroa, além de indicadores luminescentes, ponteiros e pontos que brilham em um azul esverdeado para facilitar a legibilidade subaquática.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.