Nova edição da Versatille apresenta coleção da Dior com inspiração na arte
A coleção primavera-verão 2021 da Dior teve, entre suas inspirações, a artista italiana Lucia Marcucci
Não é de hoje que a moda busca inspiração na arte. As áreas criativas, profundamente ligadas, apoiam-se e comumente convergem-se, o que fica nítido quando nos deparamos com criações que carregam algo além de beleza. Elas passam mensagens e enchem os olhos.
Para começo de conversa, relembro duas parcerias memoráveis: a da estilista Elsa Schiaparelli e do artista Salvador Dali, que resultou em peças como o vestido-lagosta, criado em 1937, e a coleção de vestidos geométricos da Yves Saint Laurent inspirados nas obras de Piet Mondrian.
LEIA MAIS
- Nova edição da Versatille é a primeira revista no Brasil a trazer realidade aumentada
- Saint Laurent traz leveza e nostalgia na coleção de inverno 2021
- 5 marcas de moda que estão criando peças com resíduos marinhos
Na Dior, marca convidada para o editorial de moda desta edição, desde a chegada da diretora criativa, Maria Grazia Chiuri, em 2016, a maison apresenta, ano após ano, coleções inspiradas por artistas mulheres e movimentos artísticos.
No desenvolvimento da primavera-verão 2021, Maria Grazia se inspirou na artista plástica e escritora italiana Lucia Marcucci, que deu vida ao set do desfile apresentado em Paris em setembro de 2020, por meio de painéis de colagens altíssimos e iluminados. Muito além de só inspirar, a arte também é materializada nas peças da Dior.
Frequentemente Maria Grazia trabalha junto a artesãos em suas coleções, que são verdadeiros artistas e muitas vezes dotados de técnicas ancestrais e únicas. Como um respiro necessário, que só a arte consegue nos proporcionar, convido vocês ao deslumbramento das próximas páginas.”
por Giulianna Iodice
foto gabriel bertoncel
beleza pablo félix
assistente de beleza antonio campagna
tratamento de imagem leon cipriano
styling thiago gandra
modelos savannah emy, jenny helen, kelly fero