Museum of Graffiti abre as portas durante a Miami ArtBasel
Museu dedicado a contar e preservar a história do graffiti tem 11 paredões externos, além da área interna. Osgemeos estão entre os famosos que festejaram a inauguração
Considerado vandalismo desde que foi criado, entre 1960 e 70, o graffiti resistiu e segue enfrentando preconceito para ganhar status de arte. Aos poucos, pequenas galerias especializadas apareceram para celebrar a categoria – no Brasil, inclusive –, mas agora o movimento ganha credencial de respeito com a abertura do Museum of Graffiti, em Miami, em plena ArtBasel 2019.
Inaugurado nesta quinta-feira (5/12), o museu tem espaço para exposições internas, onze murais externos, galeria de arte e gift store, com mercadorias de edição limitada e itens exclusivos de grafiteiros famosos do mundo todo – Osgemeos entre eles. A dupla brasileira participou da festa de abertura atacando de DJ e comemorou a existência do local em seu perfil no Instagram.
A iniciativa é de um grafiteiro veterano, Alan Ket, que documenta em foto as pinturas de rua e de metrô desde os anos 1980. Ao lado dele está uma advogada que representa diversos artistas do graffiti – os dois concordam que “os adultos” não entendem essa arte e revelam que há tempos tinham vontade de que existisse um local onde essa história pudesse ser contada. O museu fica na região de Wynwood, mesmo lugar onde fica a Wynwood Walls – reunião de paredões grafitados que atrai hordas de turistas ávidos por selfies. A entrada custa 23 dólares mais taxas e é preciso comprar o ingresso com antecedência pelo museumofgraffiti.com. Veja algumas fotos do local.