MoMA vai apresentar trajetória dos carros no século 20
Em cartaz a partir de junho, a mostra Automania vai analisar os carros como invenção que traz, ao mesmo tempo, progresso e destruição
Não é a primeira vez, mas essa promete ser uma exposição imperdível para quem gosta de carros: o Museu de Arte Moderna Nova York (MoMA) vai ser palco de uma mostra em que os veículos de quatro rodas são os protagonistas. De 28 de junho a 7 de setembro de 202o a exposição Automania vai ocupar o museu com diversas facetas dos carros: um produto industrial promissor, ícone de estilo, mas também um gerador de fatalidades e desastres ecológicos.
- LEIA MAIS: John Lennon ganha exposição no MIS em março
(clique nas imagens para ampliar)
Os espectadores poderão conferir cinco carros no famoso jardim de esculturas do MoMA, além de modelos arquitetônicos, filmes, pôsteres, pinturas e esculturas que combinam a proposta de analisar os sentimentos conflitantes a respeito dos veículos a motor. A exposição também conta com aquisições inéditas: um Citroën DS 23 sedan e um Porsche 911 coupé de 1965, nunca vistos antes no museu. Para completar o repertório, um Volkswagen Beetle e um carro de corrida Ferrari F1 de 1990 também estarão em exibição. Mais destaques: os desenhos L’Automobiliste, de Henri de Toulouse Lautrec, de 1898, e a pintura de Andy Warhol Orange Car Crash Fourteen Times, de 1963, na imagem abaixo, vão ajudar a contar a história dos carros.
Por Maria Alice Prado
Fotos: Divulgação MoMA