Moda do bem: 6 marcas com projetos sociais

Por meio de doações e parcerias com ONGs, empresas de lingerie, acessórios e sapatos têm se comprometido a transformar a sociedade

Óulos da Oyo for Us, uma das marcas de moda selecionadas
Óculos da Oyo for Us (Reprodução)

É fato que o consumo pode ser prejudicial à sociedade, principalmente quando se trata dos problemas ambientais e sociais da indústria da moda, pautada em tendências extremamente passageiras. No entanto, a importância desse mercado também é indiscutível para a economia, no macro, e para a expressão da cultura e identidade pessoal.

 

LEIA MAIS:

 

Algumas empresas do setor não só buscam reduzir os impactos na produção mas também criaram maneiras de contribuir socialmente. Ao se associarem a diferentes ONGs, com propósitos compatíveis com seus ideais, marcas de lingerie, acessórios e sapatos têm se destacado na implementação de doações vinculadas às vendas dos produtos. Confira, a seguir, cinco delas.

 

Ava Intimates

 

 

A Ava Intimates, comandada pela estilista paulistana Letícia Romão, tem como objetivo inserir a lingerie em um lugar de destaque no look. Detalhes, recortes, transparências e tecidos são pensados para que cada modelo apresente uma identidade única e seja o toque especial na produção.

 

Em qualquer loja da Ava é possível deixar as lingeries não mais utilizadas, o que evita o descarte incorreto. A marca recebe peças que estejam em bom estado, higieniza-as e doa-as para mulheres atendidas pela Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de Barretos. A fim de estimular as doações, a Ava oferece ainda um voucher de 10% de desconto na próxima compra do doador.

 

Gabriela Susanna

 

 

A joalheria Gabriela Susanna visa a apresentar a joia como obra de arte, uma peça capaz de representar e valorizar a mulher, com uma identidade sensível, elegante, delicada e autêntica. Sua fundadora homônima, formada em arquitetura, traz para o universo das joias o movimento, a imaginação, o refinamento estético, o detalhe, o respeito aos materiais e a complexidade criativa. Charme, ousadia, exclusividade, sensualidade e sofisticação definem os modelos da marca.

 

Ao compreender seu potencial de transformação na sociedade, a joalheria contribui mensalmente com diferentes causas – algumas fixas, como as instituições ABCD Nossa Casa, Conservação Internacional Brasil e Fazendo História, e outras de acordo com as eventuais necessidades nacionais e internacionais, como as doações para o Hospital das Clínicas em 2020 em meio à crise provocada pelo vírus SARS-CoV-2.

 

Pantys

 

 

A Pantys, marca de calcinhas absorventes “femtech fashion”, combina tecnologia, sustentabilidade e design a fim de garantir conforto e preservar a saúde da mulher durante seus ciclos menstruais. O uso da Pantys, ao longo de um ano, representa uma economia de cerca de 400 absorventes descartáveis, que equivalem a R$ 300 e 4 quilos de lixo. Além do loungewear, a marca oferece roupas de banho absorventes reutilizáveis e biodegradáveis, bem como coleções focadas em maternidade e incontinência.

 

Afora o impacto ambiental positivo, a Pantys busca ajudar a sociedade por meio de um programa de doações. Para doar, basta postar uma foto no feed do Instagram com qualquer produto da marca contando a experiência com ele, seguir o perfil @pantys, marcá-lo na foto desta postagem e mandar uma direct message/mensagem direta (dm) com o print da publicação. Cada postagem com depoimento equivale a uma calcinha doada para alguma ONG ou projeto parceiro.

 

Oyo For Us

 

 

A Oyo For Us já surgiu com o propósito de desenvolver, a partir da moda, um projeto social para atender crianças em situações de vulnerabilidade e com doenças oculares. Além de óculos para todas as idades, a empresa oferece um serviço de ótica virtual. Feitos de acetato italiano, os óculos da marca têm design atemporal e uma grande variedade de cores.

 

Para viabilizar sua vertente social, a OYO criou o projeto #OYOnoOLHO, que tem à frente a oftalmologista doutora Lucia Passos. Por meio do programa chamado Adote uma Visão, 5% do lucro das armações vendidas é doado para propiciar a triagem, a consulta, a armação e as lentes de crianças carentes.

 

Twins for Peace

 

 

Criada pelos gêmeos franceses Maxime e Alexandre Mussard, a marca de calçados artesanais sustentáveis Twins For Peace traz uma variedade de itens confortáveis, estilosos e cool que promovem impacto e progresso social. As solas dos calçados são confeccionadas com 50% de borracha natural, extraída de árvores seringueiras, e 50% de borracha reciclada. Já na parte superior dos produtos são utilizados três materiais: tecidos feitos a partir de matéria-prima reciclada, algodão orgânico e, por fim, couro genuíno, cujas formas de produção estão sendo repensadas, priorizando substâncias biodegradáveis.

 

LEIA MAIS:

 

Por meio da iniciativa “Be COOL, Be GOOD”, para cada par vendido a marca doa uma porcentagem para instituições sociais, a fim de ajudar crianças em todo o mundo. Desde 2009, mais de 15 mil sapatos já foram doados. A Twins for Peace atuou em países como Colômbia, Camarões, Moçambique, Índia, Haiti, Mali e Senegal e no Brasil em 2011 e 2014, por meio de duas parcerias: a primeira com a Fundação Gol de Letra, que tem o objetivo de promover novas perspectivas de vida para jovens em comunidades socialmente vulneráveis; e a segunda com o Planeta Ginga, um projeto franco-brasileiro que visa ao intercâmbio aberto a outras origens culturais a fim de desenvolver a cultura cinematográfica nas comunidades.

 

Theodora Home

 

 

Theodora Home é um canal e e-commerce de décor, para aqueles que buscam transformar a sua casa em um verdadeiro refúgio. Com curadoria equilibrada entre peças garimpadas pela fundadora Marcela Caio, design criado pelo Studio TH (estúdio de design e produção da marca) e parcerias e collabs com amigas da TH, o site contempla uma seleção de mais de 3.000 peças entre móveis, objetos para casa e mesa posta.

 

A empresa acabou de lançar a coleção SUSTAIN, da designer Roberta Sá Faustini, que inclui peças elaboradas a partir do reaproveitamento de tubo do rolo de papel higiênico. São “colares” de mesa decorativos, feitos pela Oficina de Papel do Armazém das Oficinas. Esse é um projeto de inclusão social que atende a parcela da população de baixa renda com quadros de doença mental e vulnerabilidade. São nove opções em tons pastéis que remetem à natureza, com belo apelo visual, podendo ser colocados em cima de livros, ou em mesas de centro ou laterais para dar um toque de charme ao ambiente.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.