Moda do bem: 6 marcas com projetos sociais
Por meio de doações e parcerias com ONGs, empresas de lingerie, acessórios e sapatos têm se comprometido a transformar a sociedade
É fato que o consumo pode ser prejudicial à sociedade, principalmente quando se trata dos problemas ambientais e sociais da indústria da moda, pautada em tendências extremamente passageiras. No entanto, a importância desse mercado também é indiscutível para a economia, no macro, e para a expressão da cultura e identidade pessoal.
LEIA MAIS:
- Na trilha do dinheiro: Fabrício Tota
- Na trilha do dinheiro: Pedro Henrique Feres
- Na trilha do dinheiro: Marco Tullio Forte
Algumas empresas do setor não só buscam reduzir os impactos na produção mas também criaram maneiras de contribuir socialmente. Ao se associarem a diferentes ONGs, com propósitos compatíveis com seus ideais, marcas de lingerie, acessórios e sapatos têm se destacado na implementação de doações vinculadas às vendas dos produtos. Confira, a seguir, cinco delas.
Ava Intimates
Ver essa foto no Instagram
A Ava Intimates, comandada pela estilista paulistana Letícia Romão, tem como objetivo inserir a lingerie em um lugar de destaque no look. Detalhes, recortes, transparências e tecidos são pensados para que cada modelo apresente uma identidade única e seja o toque especial na produção.
Em qualquer loja da Ava é possível deixar as lingeries não mais utilizadas, o que evita o descarte incorreto. A marca recebe peças que estejam em bom estado, higieniza-as e doa-as para mulheres atendidas pela Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de Barretos. A fim de estimular as doações, a Ava oferece ainda um voucher de 10% de desconto na próxima compra do doador.
Gabriela Susanna
Ver essa foto no Instagram
A joalheria Gabriela Susanna visa a apresentar a joia como obra de arte, uma peça capaz de representar e valorizar a mulher, com uma identidade sensível, elegante, delicada e autêntica. Sua fundadora homônima, formada em arquitetura, traz para o universo das joias o movimento, a imaginação, o refinamento estético, o detalhe, o respeito aos materiais e a complexidade criativa. Charme, ousadia, exclusividade, sensualidade e sofisticação definem os modelos da marca.
Ao compreender seu potencial de transformação na sociedade, a joalheria contribui mensalmente com diferentes causas – algumas fixas, como as instituições ABCD Nossa Casa, Conservação Internacional Brasil e Fazendo História, e outras de acordo com as eventuais necessidades nacionais e internacionais, como as doações para o Hospital das Clínicas em 2020 em meio à crise provocada pelo vírus SARS-CoV-2.
Pantys
Ver essa foto no Instagram
A Pantys, marca de calcinhas absorventes “femtech fashion”, combina tecnologia, sustentabilidade e design a fim de garantir conforto e preservar a saúde da mulher durante seus ciclos menstruais. O uso da Pantys, ao longo de um ano, representa uma economia de cerca de 400 absorventes descartáveis, que equivalem a R$ 300 e 4 quilos de lixo. Além do loungewear, a marca oferece roupas de banho absorventes reutilizáveis e biodegradáveis, bem como coleções focadas em maternidade e incontinência.
Afora o impacto ambiental positivo, a Pantys busca ajudar a sociedade por meio de um programa de doações. Para doar, basta postar uma foto no feed do Instagram com qualquer produto da marca contando a experiência com ele, seguir o perfil @pantys, marcá-lo na foto desta postagem e mandar uma direct message/mensagem direta (dm) com o print da publicação. Cada postagem com depoimento equivale a uma calcinha doada para alguma ONG ou projeto parceiro.
Oyo For Us
Ver essa foto no Instagram
A Oyo For Us já surgiu com o propósito de desenvolver, a partir da moda, um projeto social para atender crianças em situações de vulnerabilidade e com doenças oculares. Além de óculos para todas as idades, a empresa oferece um serviço de ótica virtual. Feitos de acetato italiano, os óculos da marca têm design atemporal e uma grande variedade de cores.
Para viabilizar sua vertente social, a OYO criou o projeto #OYOnoOLHO, que tem à frente a oftalmologista doutora Lucia Passos. Por meio do programa chamado Adote uma Visão, 5% do lucro das armações vendidas é doado para propiciar a triagem, a consulta, a armação e as lentes de crianças carentes.
Twins for Peace
Ver essa foto no Instagram
Criada pelos gêmeos franceses Maxime e Alexandre Mussard, a marca de calçados artesanais sustentáveis Twins For Peace traz uma variedade de itens confortáveis, estilosos e cool que promovem impacto e progresso social. As solas dos calçados são confeccionadas com 50% de borracha natural, extraída de árvores seringueiras, e 50% de borracha reciclada. Já na parte superior dos produtos são utilizados três materiais: tecidos feitos a partir de matéria-prima reciclada, algodão orgânico e, por fim, couro genuíno, cujas formas de produção estão sendo repensadas, priorizando substâncias biodegradáveis.
LEIA MAIS:
- Conheça as 3 brasileiras representantes da Tiffany & Co. no Brasil
- Panerai mira na sustentabilidade
- Design que fica: 4 cadeiras icônicas desenhadas por brasileiros
Por meio da iniciativa “Be COOL, Be GOOD”, para cada par vendido a marca doa uma porcentagem para instituições sociais, a fim de ajudar crianças em todo o mundo. Desde 2009, mais de 15 mil sapatos já foram doados. A Twins for Peace atuou em países como Colômbia, Camarões, Moçambique, Índia, Haiti, Mali e Senegal e no Brasil em 2011 e 2014, por meio de duas parcerias: a primeira com a Fundação Gol de Letra, que tem o objetivo de promover novas perspectivas de vida para jovens em comunidades socialmente vulneráveis; e a segunda com o Planeta Ginga, um projeto franco-brasileiro que visa ao intercâmbio aberto a outras origens culturais a fim de desenvolver a cultura cinematográfica nas comunidades.
Theodora Home
Ver essa foto no Instagram
Theodora Home é um canal e e-commerce de décor, para aqueles que buscam transformar a sua casa em um verdadeiro refúgio. Com curadoria equilibrada entre peças garimpadas pela fundadora Marcela Caio, design criado pelo Studio TH (estúdio de design e produção da marca) e parcerias e collabs com amigas da TH, o site contempla uma seleção de mais de 3.000 peças entre móveis, objetos para casa e mesa posta.
A empresa acabou de lançar a coleção SUSTAIN, da designer Roberta Sá Faustini, que inclui peças elaboradas a partir do reaproveitamento de tubo do rolo de papel higiênico. São “colares” de mesa decorativos, feitos pela Oficina de Papel do Armazém das Oficinas. Esse é um projeto de inclusão social que atende a parcela da população de baixa renda com quadros de doença mental e vulnerabilidade. São nove opções em tons pastéis que remetem à natureza, com belo apelo visual, podendo ser colocados em cima de livros, ou em mesas de centro ou laterais para dar um toque de charme ao ambiente.