MET Museum vai celebrar 150 anos com exposição sobre o tempo
O tempo está passando! O MET Museum decidiu abordar os impactos que existem na relação entre tempo e moda
O Metropolitan Museum of Art de Nova York encontrou um tema inovador para comemorar o seu 150º aniversário: o tempo. Inspirada pela autora Virginia Woolf e pelo filósofo francês Henri Bergson, o museu preparou a exposição “About Time: Fashion and Duration”, que será inaugurada em 7 de maio de 2020 e contará com peças de vestuário que formaram o conceito de moda do museu desde 1870 até o presente, completando os seus 150 anos.
Antenada nas tendências de moda sustentável, a instituição percebeu que abordar a durabilidade das peças e da moda é um assunto de responsabilidade de toda a indústria. Assim, a exposição, que tem curadoria de Andrew Bolton, vai explorar como as roupas podem ultrapassar a temporalidade e combinar passado, presente e futuro juntos. A exposição não será contada em história linear, para distorcer e subverter o conceito que todos têm de tempo. E mais: todo esse panorama terá uma “narração fantasma” de uma das inspirações da exposição, Virginia Woolf.
Um vídeo exibido no evento de lançamento da mostra na Paris Fashion Week contava com fotografias em preto e branco que traçavam paralelos entre o antigo e o novo: as curvas em textura reptiliana de um vestido Iris van Herpen, de 2012, em oposição a um vestido de noite do costureiro americano Charles James, de 1951.
Para completar, o extravagante evento de tapete vermelho do Met Gala, caracterizado por looks nada minimalistas das celebridades, também refletirá o tema tempo. A exposição ficará em cartaz até o dia 7 de setembro de 2020 e tem patrocínio da Louis Vuitton.
Por Maria Alice Prado
Fotos: Divulgação The Metropolitan Museum of Art