Marcio Scavone: novo livro + Academia Paulista de Letras
Fotógrafo toma posse em sua cadeira no mesmo dia que lança livro
Dia 22 de março, o fotógrafo Marcio Scavone toma posse em sua cadeira na Academia Paulista de Letras. Na mesma data segue-se ao evento o Coquetel e Soft Opening do livro Copo de Luz, Alice Publishing Editora. Scavone estará seguindo os passos do pai, o escritor Rubens Teixeira Scavone (Cadeira 18) e de sua avó, a romancista Maria de Lourdes Teixeira, primeira mulher a ser aceita por uma Academia de Letras no Brasil (Cadeira 12).
Sobre o livro, escreveu o fotógrafo e jornalista Juan Esteves em seu blog:“Marcio Scavone mostra habilidade ao navegar não somente pelas próprias experiências e fotografias do alto de suas quatro décadas como profissional. Escreve sobre nus com precisão ‘nestes dias de banalidades e vulgarização do corpo feminino na fotografia'”.
O autor prossegue sobre Scavone. “[Ele] Cita suas experiências e relacionamentos como no capítulo dedicado ao fotógrafo americano Peter Beard, em Cassis, na França e com outros grandes autores pelo mundo afora; discute a fotografia comercial em contrapartida à autoral; recorda com carinho o talentoso pai Rubens Scavone, um dos luminares da fotografia moderna, entre tantos assuntos fazendo uma interessante relação entre arte e história. Também se mostra um escritor passional com o seu trabalho que procura entender seu tempo presente olhando sempre para o passado, não com uma visão saudosista, mas com aquela que todo bom fotógrafo tem, a construtiva.”