Levantamento aponta os bancos mais sustentáveis do planeta
Instituição espanhola se destaca no setor por investir em finanças verdes e energias renováveis
O Santander foi eleito o banco mais sustentável do mundo. A condecoração foi dada pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI) de 2019, índice referência internacional em sustentabilidade corporativa.
O banco foi avaliado quanto ao impacto econômico, ambiental e social de suas atividades. A instituição recebeu elogios por produzir energia renovável e incentiva agricultura de baixo carbono, que reduz as emissões de gases que produzem o efeito estufa.
De acordo com a fundação Varkey, o banco também investe mais em educação do que qualquer outra empresa. No ano passado, foram € 121 milhões em bolsas de estudo e parceria com universidades ao redor do mundo.
Dentro dos critérios, foram avaliadas outros pontos importantes, como estratégia tributária, proteção da privacidade, relatórios ambientais, cidadania corporativa e filantropia e inclusão financeira.
Criado na Espanha, o Santander está entre os principais fornecedores de finanças verdes do mundo, movimentando perto de € 50 bilhões entre 2015 e 2018 em investimentos sustentáveis.