Joia engarrafada

Don Melchor safra 2018 surpreende e eleva este emblemático vinho a um patamar ainda mais alto

Divulgação

 

Don Melchor 2018 é um vinho capaz de oferecer uma emoção única. Por qual motivo? Não é apenas um, são vários. Este grande Cabernet Sauvignon é reflexo da excelência e da dedicação, da obsessão permanente pelos detalhes, a expressão máxima de um ofício. Enrique Tirado, seu enólogo e diretor técnico da Viña Don Melchor, mais uma vez, soube encontrar o equilíbrio entre as diferentes expressões deste extraordinário terroir, interpretando a essência do vinhedo e refletindo com perícia a riqueza de Puente Alto, um dos terroirs mais privilegiados do mundo. Um vinho que consegue produzir essa emoção única, só percebida nos grandes vinhos e nas grandes safras.

 

Tal complexidade teve como resultado o reconhecimento esperado : 100 pontos conferidos pelo crítico norte-americano James Suckling, traduzidos na mais perfeita pontuação que um grande vinho pode esperar. Esta vitória consolida e posiciona Don Melchor como um dos grandes Cabernet Sauvignon de alta gama no mundo. De acordo com Suckling, “a vitalidade e a energia neste vinho são deslumbrantes. A complexidade dos aromas é impressionante, com flores, cassis, framboesa e pêssego. Corpo amplo, ainda que muito refinado e polido, com uma beleza e textura impecáveis. A permanência é maravilhosa. Este é um testemunho do equilíbrio, da harmonia e da transparência em um grande tinto”.

 

Em 2018, condições meteorológicas fora do comum ao longo do ano, proporcionaram um resultado inusitado e além da expectativa. Na primavera, a temperatura subiu e permitiu que os cachos de uva se desenvolvessem rapidamente e de maneira mais concentrada, antecipando boa homogeneidade no seu amadurecimento; baixas temperaturas noturnas em março e abril, ajudaram a atingir um ótimo amadurecimento na época da colheita, com toda expressividade da fruta e excelente maturação de taninos.

 

Presença marcada de frutas vermelhas, com uma expressão clara de um Cabernet Sauvignon de Puente Alto, taninos suaves e elegantes, resultam em um vinho de grande elegância e densidade, com diferentes camadas de aromas e sabores, além de um nariz prolongado e persistente. Sua chegada é esperada com grande expectativa pelos amantes deste lendário rótulo, um dos melhores vinhos chilenos do mundo.

Respeito à origem e ao sentido do “terroir”

Um dos enólogos mais influentes do cenário vitivinícola chileno, Enrique Tirado é responsável há mais de 20 anos pela produção de Don Melchor. O trabalho minucioso de Tirado explica a notoriedade que o rótulo oferece: dedicação e obsessão sobre os detalhes, compreensão máxima sobre o solo do vinhedo e respeito à essência particular de cada processo do vinho.

 

Sobre a safra 2018, Tirado ressalta a grandeza que o rótulo apresenta. “A perseverança na busca pela melhor expressão e qualidade nos permitiu obter na safra 2018 o que chamamos de safra perfeita. Os vinhos são muito expressivos, com a maturação exata, resgatando toda a expressão da fruta do Cabernet Sauvignon e do Cabernet Franc”.

 

Vale do Maipo, uma das maiores regiões de prestígio vitivinícola do Chile, é onde está localizado o vinhedo Puente Alto, onde é produzido Don Melchor. Aos pés da Cordilheira dos Andes, na ribeira norte do Rio Maipo – a 650 metros acima do nível do mar – o vinhedo desempenhou um importante papel na história moderna do vinho chileno.

 

Don Melchor 2018 é composto por 91% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 3% Merlot, 1% Petit Verdot e envelheceu durante 15 meses em barris de carvalho francês, dos quais 67% eram de primeiro uso e 33% estavam sendo utilizados pela segunda vez.

*publi

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.