John Lennon ganha exposição no MIS em março

A mostra "John Lennon em Nova York" separou coletânea de fotos do Beatle durante os anos 70, tiradas por Bob Gruen, um dos fotógrafos mais influentes do rock’n’roll

O MIS, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, apresenta exposição inédita no Brasil para celebrar o aniversário de 80 anos de John Lennon e seus lendários 40 anos de participação na música. “John Lennon em Nova York por Bob Gruen” é o nome da mostra, que exibe fotos feitas pelo famoso fotógrafo enquanto o compositor viveu em NY.

 

 

O Beatle e esposa Yoko Ono se mudaram para lá em 1971 e ali conheceram Gruen, fotógrafo que documentava a cena musical e acabou se tornando grande amigo dos dois. Gruen tem registros diversos de Lennon na cidade, seja em casa, seja em estúdio, ou mesmo ao ar livre. Ficou famosa a foto em que ele aparece usando uma camiseta estampada com “New York City” e também a imagem feita na Estátua da Liberdade, que tem história para contar.

 

John Lennon em NY, por Bob Gruen

 

 

A foto acima foi clicada em 30 de outubro de 1974. Sobre ela, Gruen explica: “O governo dos EUA estava tentando deportar John Lennon por causa de seu apoio ao movimento de paz durante a guerra do Vietnã, então sugeri que tirássemos uma foto na Estátua da Liberdade para ilustrar que a América deveria receber bem as pessoas. Esta foto ganhou novo significado desde a sua morte, já que as pessoas associam John Lennon a liberdade pessoal, assim como o símbolo da Estátua da Liberdade”.

 

 

Lennon foi assassinado em 1980 em Nova York. Bob Gruen ainda está em atividade. Na época, era fotógrafo-chefe da Rock Scene Magazine e retratista pessoal de alguns artistas, como o próprio Beatle, e registrou turnês de bandas punk e new wave, como Sex Pistols, Ramones, Patti Smith Group e Blondie. Bob também trabalhou com grandes nomes do rock, como Led Zeppelin, The Who e David Bowie.

 

As fotos estarão expostas no MIS a partir de 13 de março até o dia 7 de junho, e os ingresso variam entre R$ 10 e R$ 20 para o primeiro lote, que dá direito a ver a mostra em março. A pré-venda dos ingressos começa nesta sexta-feira (7), no site da Sympla.

 

Por Sofia Tremel

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.