IWC apresenta mecanismo do relógio Perpetual Calendar durante live
No primeiro episódio de uma série de lives no LinkedIn, a fabricante suíça apresentou as complicações de um dos seus relógios clássicos
Nesta quinta-feira (21), a IWC Schaffhausen iniciou uma série de lives no LinkedIn voltadas para dissecar grandes criações da marca. A ideia é apresentar o que até então era guardado a sete chaves: o mecanismo de funcionamento dos relógios da fabricante suíça, cujas “complicações” mais básicas ultrapassam a marca de 200 peças encaixadas em um espaço diminuto.
O primeiro episódio, apresentado por Elisabeth Gruender, teve como foco o relógio automático IWC Perpetual Calendar, ou Calendário Perpétuo. Ao longo do evento digital, o relojoeiro Thomas Zimmermann fez demonstrações da montagem de um mecanismo. A Cyberloupe, a primeira lupa digitalizada para a relojoaria, lançada na feira Watches & Wonders 2020, em Shanghai, China, também foi utilizada para realizar a apresentação.
LEIA MAIS
- Montblanc lança novo smartwatch de luxo com apps próprios
- Semana de moda masculina de Milão: Prada, Fendi e Tod’s mantêm tendência comfy
- O valor afetivo e histórico de um relógio Patek Philippe Calatrava
Enquanto dava seu depoimento, o profissional encaixou cuidadosamente, com uma pinça, peças como as que indicam a fase da lua e o dia da semana. Por baixo do visor, um relógio como o IWC Perpetual Calendar é repleto de rodas, alavancas, molas, câmeras e joias que se retroalimentam e garante que o usuário não perca a hora.
Segundo ele, a parte mais difícil de ser um relojoeiro é ter paciência, devido à complexidade das estruturas criadas. “Nós demoramos horas para criar e juntar todas as peças do mecanismo”, afirmou. Por outro lado, Thomas contou que a parte que mais gosta de seu trabalho é quando o relógio começa a funcionar e ele sente que “deu à luz um filho”.
As demonstrações de Thomas foram intercaladas por falas do inventor do IWC Perpetual Calendar, Kurt Klaus, e do diretor de desenvolvimento de operações, Antonio Palmisano. “Foi bem complicado criar esse relógio [Calendário Perpetual]”, contou Klaus. “Minha ideia era fazer algo diferente, que fosse fácil de usar e produzir em série.”
LEIA MAIS
- 10 curiosidades sobre a vida de Coco Chanel
- Inspire-se nas famosas que já usaram as apostas da Pantone para 2021
- Panerai inicia operações de vendas online no Brasil
O inventor conta que o maior desafio foi ajustar a fase da lua dentro do mecanismo. “Eu precisaria de uma hora para contar como o sistema do Perpetual Calendar funciona”, brincou.
Palmisano complementou a apresentação falando que a empresa está sempre em busca de inovação e novos relógios das séries lançadas, além de acessórios como o Cyberloupe.
Veja a seguir a live completa da IWC Schaffhausen:
Por Mattheus Goto