Instituto Artium inaugura em palacete histórico em São Paulo

Espaço cultural abre as portas com exposição coletiva de artistas contemporâneos nacionais

Fachada do Instituto Artium
(Divulgação)

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 2019, abre as portas no dia 7 de agosto com uma exposição coletiva inédita intitulada “Semana de 21”, com curadoria do artista plástico e fotógrafo Alberto Simon. 

 

LEIA MAIS: 

 

Localizado na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, o instituto ocupa o Palacete Stahl, uma construção centenária de 1500 m2 reconhecida como patrimônio histórico, que passou por uma restauração minuciosa. O Artium, por sua vez, foi fundado com o propósito de ser um espaço cultural com programação anual de atividades, viabilizando projetos e ações educativas relacionadas a artes visuais e cênicas.

 

Parte interior do Instituto Artium

(Divulgação)

 

O palacete construído entre 1920 e 1921 no estilo Luis XVI modernizado, apresenta arquitetura eclética. Seu objetivo era hospedar o primeiro consulado da Coroa Sueca e servir de residência ao Cônsul-Geral, o Comendador Gustav Stahl. Desde os anos 1980, a construção passou por décadas de severa deterioração, até ser tombada, em 2005, pelo Conpresp. Em 2007, foi adquirida por seu atual proprietário.

 

Casa, de Erika Verzutti (Divulgação)

 

Em de janeiro de 2020, o Instituto Artium transferiu sua sede para o palacete e foi iniciado o cumprimento da determinação do Conpresp de restaurar sua fachada. Com a remoção da pintura e massa acrílica acrescidas, foi revelada sua textura original recoberta por massa cimentícia áspera, colorida por velatura especial, que remete ao limestone francês, característico das construções da época. Além disso, foram restauradas algumas características ornamentais e decorativas internas, originais de sua construção. 

 

 

 

A fim de adaptar o imóvel aos compromissos ambientais assumidos pelo Instituto Artium, têm sido realizados estudos com o objetivo de instalar um sistema de coleta de água pluvial para reuso de painéis solares e geração própria de energia renovável. A entidade pratica a coleta seletiva de todo o resíduo que produz e incentiva seus prestadores de serviço a fazerem o mesmo.

 

Dança da Garrafa, 2021, de Marcius Galan

Dança da Garrafa, de Marcius Galan (Divulgação)

 

A exposição de inauguração, “Semana de 21”, reúne um conjunto de produções atuais de artistas de diversas gerações que vivem e atuam em São Paulo. O projeto curatorial e expositivo não é orientado por um tema específico, mas pelas circunstâncias temporais e espaciais nas quais a mostra acontece.

 

Obra Strange times, de Marcelo Cips

Strange times, de Marcelo Cips (Divulgação)

 

A pretensão não é a de que as obras dialoguem com o espaço, mas tornem evidente o contraste dos 100 anos que separam a construção do consulado até sua reabertura como Instituto Artium, às vésperas do centenário da Semana de Arte Moderna de 22.

 

LEIA MAIS: 

 

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por acontecimentos sem precedentes e que transformam definitivamente  a sociedade. Em vista disso, o instituto acredita que o momento seja oportuno para inaugurar um novo espaço voltado às artes visuais com a exposição de obras de 18 artistas que representam de forma explícita a enorme complexidade do mundo atual e trazem esperança para o mundo pós-pandêmico.

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.