Índia inicia construção de estátua cinco vezes mais alta que Cristo Redentor
Monumento de 192 metros de altura em homenagem a imperador do século 16 será a maior do mundo
Com suas dimensões continentais, a Índia é um país de diversas belezas para se conhecer. Mas, em breve, o Taj Mahal deve compartilhar as atenções com outro monumento à altura – literalmete. O país começou a construção daquela que será a maior estátua do mundo.
O primeiro-ministro do país, Narendra Modi, autorizou o início das obras de um monumento a Chhatrapati Shivaji, líder do século 16 de um dos vários impérios locais. A estátua, que ficará na costa de Mumbai, terá 192 metros de altura. A título de comparação, o maior monumento do mundo da atualidade, uma estátua de Buda em Myanmar, tem 115 metros. O nosso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por sua vez, tem ‘apenas’ 38 metros – 5 vezes menos que a gigantesca novidade indiana.
A construção, contudo, não é uma unanimidade entre a população. Dezenas de milhares de indianos assinaram um abaixo-assinado online pedindo que a obra, que custará cerca de US$ 530 milhões, seja deixada de lado. Além de argumentar que o dinheiro deve ser investido em outras áreas, muitas pessoas alegam que o país já investiu uma fortuna em outra estátua gigantesca, em homenagem a um político local, que terá 182 metros de altura e deve ficar pronta em fevereiro de 2017, ao custo de US$ 438 milhões.