I Am Not A Plastic Bag agora é, sim, de plástico
Em 2007, Anya Hindmarch declarou guerra contras as sacolas plásticas, mas neste ano ela decidiu usar o material como uma nova saída sustentável
Desde que a designer de bolsas inglesa Anya Hindmarch divulgou o projeto I Am Not A Plastic Bag, a tendência das ecobags virou febre. O ano era 2007. Celebridades – o mundo ainda não conhecia as tão populares influencers das redes sociais atuais – faziam a festa dos papparazzi carregando seus modelos ecologicamente corretos. Em 2020, a designer volta com novos modelos eco friendly, mas… Usando o material que havia abolido há treze anos.
A questão é que há plásticos e plásticos, e esta nova linha de bolsas da estilista é feita de garrafas PET recicladas, com acabamento e alças de couro sustentáveis. Ela também fez questão de divulgar que este é um projeto neutro em emissões de carbono. O produto do PET reciclado é um material inovador, criado pela própria marca: um tipo alternativo de tecido, que se aproxima do algodão, e reproduz o material chamado de tela; o mesmo de que são feitas as totes famosas da Goyard e da Louis Vuitton, entre outras marcas de luxo.
Pelo Instagram, Anya declarou que, apesar do impacto do projeto de 2007, os problemas relacionados ao uso único de plástico “está longe de ser resolvido”, por isso a ideia é se aproximar da tendência do second hand, procurando fazer uma abordagem do plástico como um produto que não necessariamente precisa ser abolido, mas que deve ser repensado de forma a ganhar vida longa, em vez de se bastar para apenas uma garrafinha PET. As fotos da coleção, que também conta com nécessaires, transmitem essa mensagem.
As bolsas estarão à venda a partir deste mês nas lojas Net-A-Porter e na loja física de Anya Hindmarch, tanto em Londres, quanto em Tóquio. O preço varia entre US$ 595 até US$ 695, já que, segundo Anya, o processo é muito caro – cada bolsa é feita com 32 garrafas de 500 ml. Em 22 de abril, Dia Mundial Da Terra, a designer lança outros modelos para a coleção, com mais quatro cores, sacola de maquiagem e carteiras.
Por Sofia Tremel
Fotos: Divulgação