20 hotéis que oferecem hospedagens dos sonhos

Daniela Filomeno, nossa colunista de turismo, elenca 20 hotéis – um para cada ano de vida que a Versatille comemora em 2019 – que merecem lugar na wishlist de destinos dela (e na sua)

Tem Fiji, Ruanda, Itália, Brasil, Maldivas… Tem resort, lodge, ilha particular, trem de luxo.. Daniela Filomeno sabe tudo de viagem e montou uma lista com seus 20 destinos-desejo. Inspire-se!

 

1 – LAUCALA ISLAND RESORT – FIJI O oceanógrafo Jean-Michel Cousteau (filho do lendário Jacques Cousteau) me disse que Fiji é o melhor lugar do mundo para mergulhar – tanto que montou um centro de estudos lá. Além da vida marinha, que por si só já valeria as horas de avião, o arquipélago do Pacífico Sul conta com essa joia hoteleira que é o Laucala. O serviço é conhecido por ser impecável. O staff é quase cinco vezes maior que o número de hóspedes que se espalham por villas debruçadas na água e afastadas umas das outras, com total privacidade. Sua piscina é uma das mais lindas, integrada à natureza por meio de uma parede de vidro.

 

2 – CLIVEDEN HOUSE & SPA – INGLATERRA Apresenta o que tem de mais charmoso na vida de campo britânica – quem vai se sente num filme, já que o hotel fica numa mansão do século 17 com grande parte de sua decoração original. Não à toa, foi o destino escolhido por Meghan Markle para sua noite pré-casamento com o príncipe Harry.

 

3 – CHATEAU LA VILLETTE – BRASIL No alto da serra, em Campos do Jordão, pertinho de São Paulo, oferece experiências incríveis em casas coloniais extremamente confortáveis. Livre-se das baixas temperaturas em um banho quente na hidromassagem de algumas suítes, com vista panorâmica de toda a mata em seu entorno. Aproveite o brunch que é oferecido com ótima variedade de ingredientes locais e pode ser servido no jardim. À noite, aposte na lareira acesa e combine com um belo vinho e uma seleção de queijos. Romântico total!

 

4 – BISATE LODGE – RUANDA É um hotel construído e administrado com recursos locais, que ajuda a transformar a comunidade em seu entorno, gera empregos e se preocupa com a conservação. Tem apenas seis cabanas, que são integradas à floresta e com vista espetacular do Parque Nacional dos Vulcões. Entre as atividades, incursões na selva para ver o habitat dos raros gorilas-das-montanhas. Ao final do dia, o spa com experi – ências holísticas completa a experiência. Um sonho, não?

 

5 – SIX SENSES DOURO – PORTUGAL Localizado numa Quinta do século 19, no topo de uma colina, é destino obrigatório para quem quer tomar bons vinhos portugueses. Conta com uma piscina debruçada na montanha, tem vista dos vinhedos e do Rio Douro, além de um premiado spa e um dos mais celebrados restaurantes da região, que tem sua própria horta orgânica.

 

6 – CARMEL CHARME – BRASIL Bem pertinho de Fortaleza, mais precisamente em Aquiraz, no Ceará, está o Carmel Charme. À beira-mar, é um verdadeiro paraíso para todas as idades. Aliás, o que me chamou a atenção foi levar as crianças para experimentar o complexo de piscinas. O bangalô tem piscina privativa, dessas que te deixam em dúvida entre aproveitar a comodidade do hotel e o delicioso quarto ou caminhar poucos metros e se deparar com o marzão à sua frente. Um verdadeiro charme, o café da manhã é servido em um restaurante todo de vidro que te faz, praticamente, estar na areia.

 

7 – KAKSLAUTTANEN ARTIC RESORT – FINLÂNDIA Para quem quer começar a busca pelas incríveis auroras boreais, este, com certeza, é um dos melhores lugares para se hospedar. Conta com incríveis iglus que se tornaram acomodações. Parte do teto é feita de vidro, como se fosse uma claraboia, para que os hóspedes avistem o fenômeno da natureza até mesmo da cama. Inesquecível!

 

8 – IL SERENO – ITÁLIA O romantismo bucólico do Lago di Como, na Itália, contrasta com o moderno (e belíssimo) projeto arquitetônico do Il Sereno. Sua decoração minimalista, assinada pela designer Patricia Urquiola, oferece contraponto às mansões clássicas que ladeiam o lago. Além do charme da região e do sofisticado hotel, também quero conhecer a famosa seleção de vinhos e a gastronomia do restaurante Berton Al Lago do chef milanês Andrea Berton, recentemente agraciado com uma estrela Michelin.

 

9 – COMUNA DO IBITIPOCA – BRASIL Com mais de cinco mil hectares e construído no contorno do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, oferece uma verdadeira vida na fazenda com suítes nas casas principais que lembram quartos rústicos de hospedagens antigas. Uma opção mais privativa são os chalés em meio à floresta, onde é possível até tomar banho de banheira ao ar livre. O charme fica por conta do serviço, essencial, para mim: as refeições são servidas em locações diferentes a cada dia.

 

10 – EDEN ROCK – ST. BARTHS Reabre em novembro, e já está na minha wishlist, seja pela gastronomia assinada pelo aclamado Jean-Georges Vongerichten, seja por sua privilegiada localização, a praia de San Jean. Apesar da reforma completa do Sand Bar – um dos points da ilha – o delicioso cardápio se manterá. Já os quartos prometem decoração moderna e aconchegante. A novidade é o bar da praia, que poderá ser aproveitado junto com o deque à beira-mar, com espreguiçadeiras.

 

 

11 – THE OBEROI AMARVILAS HOTEL – ÍNDIA Sou alucinada por conhecer a Índia, principalmente Agra e o Taj Mahal, que fica a apenas 600 metros desse hotel. Em um palácio de mármore, com uma enorme piscina e um jardim minuciosamente cuidado, oferece as melhores vistas de um dos mais famosos monumentos do mundo. Sem contar o serviço, que garante ser o melhor do país.

 

12 – CRUZEIRO UNIWORLD PELO RIO RENO – DA HOLANDA À FRANÇA Observar as torres de igrejas e castelos medievais que aparecem ao redor de cada curva no Rio Reno é um dos atrativos de estar a bordo. Já fiz um cruzeiro com a Uniworld, um verdadeiro hotel flutuante, que impressiona pela riqueza de detalhes e atendimento quase personalizado. Com decoração luxuosa, lustres majestosos e lindas escadarias, cada cabine é decorada em uma paleta de cores, tem academia, salões de jantares, bares, deques com espreguiçadeiras, cinema e spa.

 

13 – CRISTALINO LODGE – BRASIL Já fui algumas vezes para Manaus, mas não conheço outros estados que fazem parte da Amazônia. Adoraria me hospedar em algum dos bangalôs desse hotel, que está inserido em uma reserva particular com 11.399 hectares. Literalmente no meio da floresta, possui duas torres de observação com 50 metros de altura para aproveitar a vista, além de contemplar o nascer e o pôr do sol. Também oferece inúmeras atividades ao ar livre, como caminhadas, canoagem e passeios de barco.

 

14 – KA BRU ITACARÉ – BRASIL Camas com dossel, redes esticadas e um lounge para observação de pássaros convidam para o clima rústico e favorecem um delicioso e merecido descanso em Barra Grande, na Bahia. Também possui villas, ideais para quem viaja com criança. A inspirada em uma casa da árvore está na minha lista para as próximas férias em família.

 

15 – AMANGIRI – ESTADOS UNIDOS Fica em uma região cercada de paisagens intocadas e exuberantes no estado de Utah, vizinho de uma das maiores reservas indígenas americanas. Na vibe zen-chique, o Amangiri (parte da rede Aman, do Oriente, que tem cada vez mais se expandido para o lado de cá do mundo) pode ser facilmente confundido com o deserto, tamanha a sua integração com os arredores. O passeio de balão ao nascer do sol é uma das atividades imperdíveis, assim como a experiência de desbravar os cânions do parque nacional.

 

16 – RITZ-CARLTON RESERVE MANDAPA – INDONÉSIA Já imaginou se hospedar em Bali e ter o seu próprio “templo”? Assim é o Mandapa, na região cultural de Ubud, na Indonésia. O hotel está localizado às margens do Rio Ayung e tem chalés charmosos, com o seu próprio mordomo. Para jantar, Cocoons, espécie de cabanas de palha em meio à mata, oferecem uma das melhores experiências gastronômicas de Bali.

 

17 – BELMOND ANDEAN EXPLORER – PERU Primeiro trem de luxo da América do Sul em que se pode dormir, oferece a escolha entre jornadas de uma ou duas noites. Sempre sonhei viajar em um desses, graças aos livros de mistério de Agatha Christie – sem a parte do crime misterioso, claro! Assim que tiver chance, vou embarcar neste, que passa pelo coração do Império Inca, de Cuzco a Machu Picchu, no Peru. Tem vagões ao estilo da década de 1920, com muita madeira, tecidos nobres e antiguidades, com direito a ótima gastronomia e até um vagão especial apenas para observar o nascer do sol.

 

18 – FOUR SEASONS PRIVATE ISLAND – MALDIVAS A grande maioria dos hotéis nas Maldivas ocupa um atol exclusivo. Agora, imagina ficar em uma ilha particular em pleno arquipélago. Com capacidade para 22 hóspedes, em uma casa de praia de sete quartos, o Four Seasons Private Island Maldives, em Voavah, possui centro de mergulho, spa e um iate de 62 pés à disposição. A experiência é o que há de mais exclusivo e luxuoso no Pacífico, e tem fila de espera.

 

19 – MIRANTE DO GAVIÃO – BRASIL Já imaginou acordar e dar de cara com o mais precioso bem brasileiro, a Floresta Amazônica? A beleza das paisagens às margens do Rio Negro se soma ao incrível projeto arquitetônico do lugar, construído com madeira de lei. Próximo à piscina há uma linda estrutura que abriga um delicioso lounge. Por lá é possível realizar um sonho de criança e se hospedar em suítes que imitam casas na árvore.

 

20 – CASA DOS ARANDIS – BRASIL Hotel butique que é um verdadeiro refúgio litorâneo, localizado na Península de Maraú, na Bahia. Em meio aos imensos coqueirais, estão os bangalôs construídos com madeira e telhas de demolição, que unem conforto e rusticidade. Acorde com a floresta aos seus pés. A piscina, que de tão intimista parece uma banheira um pouco maior, completa a experiência exclusiva.

 

HOTÉIS por Daniela Filomeno | Mátéria publicada na edição 113 da Revita Versatille

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.