Fundação Almerinda Malaquias: um projeto em prol da Amazônia

Projeto idealizado por suíço atende a mais de uma centena de crianças no coração da Amazônia

Na luta em prol da Amazônia, a Versatille aproveitou a viagem ao coração da floresta para conhecer o trabalho daqueles que já atuam no ‘Pulmão do Mundo’ há muito tempo. Estivemos juntos com a Fundação Almerinda Malaquias, responsável por atender hoje cerca de cem crianças da região de Novo Airão com o propósito de conscientizá-las sobre a importância de preservar a maior floresta tropical do mundo. A instituição, fundada em 1997, oficializada em 2000 é estabelecida em um terreno de 9.000m², apresenta infraestrutura e equipamentos que dão suporte a um centro multidisciplinar onde são oferecidas atividades de formação profissional e de educação ambiental não só para as crianças, como também para adolescentes e famílias da comunidade.

 

 

Jean Daniel Vallotton é suíço, gestor da fundação e peça-chave nesta história. Marceneiro, chegou ao Brasil e encantou-se pela Amazônia. Compartilhando os seus conhecimentos de marcenaria com a população, juntamente com Miguel Rocha, nativo da Amazônia e filho de Malaquias e Almerinda e sua filha Marta, deram início a um projeto de geração de renda tanto para a fundação quanto para as famílias locais envolvidas, que produzem itens de decoração feitos com resíduos de madeira legalizada e vendidos em uma lojinha dentro do próprio espaço do projeto.

 

 

A meta da Fundação Almerinda Malaquias para 2018 é aumentar o seu atendimento para 150 crianças, que frequentam aulas em paralelo ao turno regular da escola e profissionalizar e introduzir 25 jovens na área do artesanato sustentável. Entre as novidades, a implementação de um centro de sensibilização e pesquisa sobre o meio ambiente, o Espaço Ekobé (‘vida’, em tupi guarani), tem como meta promover vivências e ensinar aos alunos – como lidar com os recursos naturais disponíveis respeitando a natureza dar a oportunidade de receberem aulas práticas sobre agroecologia e ecoturismo com atividades de meliponicultura, compostagem, minhocultura, horta orgânica e percursos numa trilha interpretativa dentro da mata.) Para tanto, a ação contou com o apoio pontual do Governo do Japão e da Associação Ailleurs Aussi da Suíça, que acompanha e também apoia financeiramente o desenvolvimento do projeto desde a sua concepção.

 

A Fundação também recebe apoio financeiro da Katerre Expeditions (Agência de turismo) para garantir o seu funcionamento, e mantém convênio com a Secretaria Municipal de Educação, parcerias o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e hotéis, que permitem o desenvolvimento das atividades. Para financiamento dos projetos específicos a organização participa de editais de financiadores como Itaú, BNDES e outros fora do Brasil.

 

A Fundação Almerinda Malaquias tem um COMPROMISSO COM QUALIDADE E INOVAÇÃO para garantir o equilíbrio ambiental, econômico e social da região.Quem tem a mesma visão sobre Desenvolvimento pode unir-se à FAM e seus parceiros para manter a Floresta Amazônica em Pé!

Bacana né? Vamos nessa? #JuntospelaAmazônia.

 

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.