Festival de Berlim 2020 tem 19 atrações brasileiras
Entre os dias 20/02 e 01/03 acontece a edição 70 da famosa Berlinale. Uma das produções com direção de brasileiros concorre ao Urso de Ouro
O Festival de Cinema de Berlim, ou Berlinale, como foi carinhosamente apelidado, completa 70 anos. Em 2020, o festival vai exibir nada menos do que 19 produções brasileiras; uma delas indicada ao Urso de Ouro, que é a categoria mais importante do evento.
Todos Os Mortos, produção franco-brasileira com direção de Caetano Gotardo e Marco Dutra, concorre com outras 17 produções pelo troféu de maior prestígio. Narrado por três mulheres, o longa retrata o Brasil logo após a Proclamação da República e o fim da escravidão. Outros 18 filmes brasileiros serão exibidos fora das competições em alguma das várias salas de cinema espalhadas por Berlim, como Cidade Pássaro, de Matias Mariani, e o documentário Nardjes, de Karim Aïnouz, diretora premiada em Cannes.
O Brasil já levou o Urso de Ouro duas vezes: em 1998, com Central do Brasil, e em 2008, com Tropa de Elite. Neste ano, o júri internacional conta com a participação de Kleber Mendonça Filho, diretor de Aquarius e Bacurau.
Criado em Berlim em 1951, no início da Guerra Fria, o festival serviria como uma “vitrine do mundo livre” depois da turbulenta Segunda Guerra. A cidade alemã ainda estava dividida pelo muro, mas a Berlinale conseguiu criar uma plataforma de intercâmbio cultural. Até hoje, é considerado o mais político de todos os festivais no meio da indústria cinematográfica. Destaque do evento, o Prêmio Alfred Bauer foi cancelado após descobrirem que o diretor que dá nome a categoria tem passado nazista.
Por Sofia Tremel
Fotos: Divulgação Site do Festival de Berlim