Fabio Bibancos lista alimentos que podem contribuir para saúde bucal
Saiba quais tipos de alimentos você pode adicionar à sua dieta para favorecer a saúde do corpo – inclusive a bucal
O período de isolamento social impôs uma série de mudanças nas atividades que faziam parte do nosso dia a dia, o que para muitas pessoas pode ser caótico e criar o cenário perfeito para perder a rotina. Assim, abandonamos hábitos essenciais para nossa saúde e bem-estar, como o sono regulado, a alimentação, exercícios físicos, e até higienização bucal correta. Antenado nesta desatenção, a Bibancos Odontologia, comandada pelo famoso dentista Fabio Bibancos, separou uma lista de alimentos que contribuem para todas as partes do corpo, inclusive a boca. Através de uma dieta equilibrada, se fortalece o sistema imunológico, gera qualidade de vida, fornece energia e de bônus contribui com a saúde bucal.
- LEIA TAMBÉM: Nutricionista lança campanha contra dieta e jejum na quarentena: “Não é hora de mais uma restrição”
Mas, importante destacar: nenhum desses alimentos substitui a higienização bucal diária. É necessário realizar a escovação ao acordar, após as refeições e antes de dormir, além da limpeza com o fio dental. A falta de cuidado com a higienização favorece o surgimento de cárie, gengivite, além de problemas mais graves, que terão de ser resolvidos em uma ida de emergência ao dentista. Tudo o que ninguém quer no momento de pandemia, né? Confira a lista e tente incluir na sua dieta e da sua família alguns destes alimentos!
Alimentos fibrosos
Através da mastigação, auxiliam a eliminar resíduos que aderem à superfície dos dentes, evitando que bactérias se proliferem. O exemplo mais famoso é a maçã, mas cenoura, coco, amêndoas e castanhas, pepino e mais também são opções.
Alimentos ricos em ômega 3
Sardinha, salmão, nozes e sementes de linhaça e chia agem contra as inflamações ou infecções no corpo humano, inclusive as que atingem a cavidade bucal.
Chá verde
Através do antioxidante chamado catequina, a incidência de cáries pode ser amenizada já que inibe a formação de placas bacterianas na arcada dentária.
Alimentos ricos em cálcio
O cálcio é a substância que compõe e fortifica a estrutura dentária. Além do leite, há como opção folhas verdes, salmão ou atum, grão-de-bico ou feijão. Estes alimentos ainda contêm vitamina D para os ossos e fixação e absorção do cálcio.
Alimentos gordurosos
Ajudam a prevenir as cáries, através de uma camada oleosa que é protetora dos dentes. Mas não podemos esquecer que devemos preferir as gorduras saudáveis, como as encontradas no azeite extravirgem, castanhas e abacate.
Alimentos com vitamina C
Frutas cítricas (laranja, limão, mexerica), abacaxi e acerola, por exemplo, atuam na prevenção das gengivites e na manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes.
Por Maria Alice Prado
Foto: Reprodução