Exclusivo Aston Martin Vulcan
Exclusivo o Aston Martin Vulcan, modelo desenvolvido pela marca britânica para utilização em pista, tem motor V12 de 7.0 litros e mais de 800 cv de potênciaO nome é Martin
Exclusivo o Aston Martin Vulcan, modelo desenvolvido pela marca britânica para utilização em pista, tem motor V12 de 7.0 litros e mais de 800 cv de potência
O nome é Martin… Aston Martin. Seus superesportivos causam a melhor das impressões e são objetos de desejo no mundo inteiro. O som é Bang & Olufsen, o relógio, Jaeger-LeCoultre, a chave de ignição, de cristal Baccarat. Dirigi-los é tarefa para poucos e privilegiados, produzindo modelos de alto desempenho com tiragem inversamente proporcional à potência de seus carros.
Quem compra uma das preciosidades Aston Martin quer ter o prazer de dirigi-lo, poder passar horas em uma estrada sem sentir cansaço. Não por acaso a marca britânica é considerada um dos símbolos do automóvel esportivo de luxo, com seus modelos aprovados até por 007, o agente secreto mais famoso do mundo.
Bond, James Bond. O personagem criado pelo escritor inglês Ian Fleming é, além do agente secreto mais conhecido do mundo, uma espécie de Midas do cinema. Tudo que leva o nome da grife 007 faz sucesso. Relógios, cremes para a pele, aparelhos de barbear e até cerveja já estiveram nos filmes do espião de Sua Majestade. Mas nada se compara aos fantásticos carros que aparecem na telona. E foi aí que a montadora britânica Aston Martin consagrou-se.
O glamour britânico de seus carros significava que eram uma escolha natural para os filmes de James Bond, notavelmente o modelo DB5, que estreou no filme Goldfinger (1964), pilotado por Sean Connery e, pouco depois, no Thunderball (1965) como o veículo de trabalho do agente britânico. Na década de 1990, o agente secreto utilizou modelos da Aston Martin como carro particular nos filmes GoldenEye (1995) e Tomorrow Never Dies. Em 2002, o modelo Vanquish apareceu em Die Another Day, dirigido pelo ator Pierce Brosnan. Tudo porque a marca transferiu 35 milhões de dólares à Metro Goldwin Mayer para devolver a 007 o direito de dirigir um Aston Martin.
Clique nas imagens para ampliar
E a parceria não parou por aí: em Casino Royale (2006), o agente secreto tinha à disposição o fantástico modelo DB9. Agora que você já conhece um pouco sobra essa notável marca britânica, sente-se e prepare-se para o que vem por aí. São mais de 800 cv; edição limitada de 24 exemplares; a um preço que rompe a barreira dos dois milhões de euros.
Sim, estamos falando do apimentadissímo Vulcan. Segundo a montadora, um esportivo para utilização em pista que irá rivalizar com a LaFerrari FXX K e com o McLaren P1 GTR. O motor 7.0 V12 promete a potência de mais de 800 cv e velocidade máxima superior a 321km/h. O supercarro terá escape de titânio com duas saídas laterais e a potência será transmitida às rodas traseiras por meio de uma caixa sequencial de seis velocidades.
O Vulcan tem chassis mais rígido e mais leve para atender aos pré-requisitos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e dispõe de sistema de controle de tração variável. Com design agressivo, o modelo tem grandes asas na traseira, cabine de dois lugares com fibra de carbono e luzes no mesmo estilo do One-77.
“O Aston Martin Vulcan é, por sua natureza, um supercarro raro e eletrizante. Desenhado e concebido para entregar uma experiência de direção genuinamente feita sob medida esse carro baseia a força e o controle tanto na capacidade do motorista quanto nas características da pista. Esse é um carro esportivo para amantes da categoria”, explicou Andy Palmer, diretor-executivo da Aston Martin.
O visual esportivo foi alcançado não somente pelas linhas agressivas do carro, mas também pelo abuso de fibra de carbono. Mas, como o carro não pode ter só cara de potente, debaixo do capô há a versão mais potente do V12 7.0 aspirado da Aston Martin. O motor foi adaptado em conjunto com a divisão de corrida da marca para ultrapassar os 811 cv de potência.
Acoplado a uma transmissão sequencial de seis velocidades e tração traseira, o Vulcan promete chegar a 100 km/h em menos de 3 segundos e ultrapassar os 321 km/h. Feito para rodar exclusivamente em pistas, o superesportivo dispõe de controle variável de tração, rodas de 19 polegadas e pneus de corrida. Os freios da marca Brembo têm discos de carbono-cerâmica.
O Vulcan ainda oferece diferencial limitado e tubo de torque de magnésio. Marek Reichman, diretor de design da Aston Martin, afirmou que o carro irá servir de inspiração para as próximas gerações de esportivos da montadora.
Matéria publicada na edição 86 da Revista Versatille